Funchal Alerta registou 6000 ocorrências nos últimos 3 meses
A plataforma Funchal Alerta registou 6000 ocorrências nos últimos três meses e 95% das ocorrências foram resolvidas. A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, mostra-se satisfeita com esta elevadíssima taxa de sucesso e adianta que «enquanto plataforma de registo de ocorrências do Município, o Funchal Alerta tem possibilitado aos munícipes o reporte direto de um vasto conjunto de situações que ocorrem na cidade, de forma simples e eficaz, através de qualquer dispositivo fixo ou móvel».
«Através do Funchal Alerta», explica a vice-presidente da autarquia, que salienta a importância e evolução verificada nas interações não pessoais entre os serviços municipais e os munícipes, «qualquer munícipe, no seu telemóvel ou no seu computador, pode reportar qualquer anomalia que verifique na cidade, quer seja um buraco na estrada, um derrame de água, ou mesmo solicitar uma recolha de lixo, tudo isto de uma forma simples e prática em https://funchalalerta.funchal.pt».
Nesse sentido, registe-se que «os canais mais utilizados para reporte de ocorrências são os não presenciais, que representam 95% do total – online pelos próprios munícipes ou via telefone através do Contact Center do Município, a funcionar todos os dias da semana num horário mais alargado entre as 08:00 e as 22:00.
Note-se que o Funchal Alerta é uma plataforma desenvolvida pela Divisão de Sistemas de Informação da autarquia, que permite ainda que os munícipes acompanhem a evolução de cada situação reportada e representa também uma ferramenta de trabalho diário dos serviços municipais.
O acesso pode ser efetuado através de qualquer dispositivo fixo ou móvel (funchalalerta.funchal.pt) e permite aos munícipes reportar os mais variados assuntos que ocorram na sua rua e na cidade em geral, desde recolha de lixo, buracos na via pública, situações de trânsito, etc., «sendo ainda possível anexar fotografia ilustrativa do local», como reforça a vice-presidente da CMF.
Cristina Pedra termina frisando que «o Funchal Alerta é uma das ferramentas digitais ao dispor dos munícipes para que possam exercer a sua cidadania e estar mais próximos da autarquia e, a par de outras soluções já em funcionamento, como a app móvel e a nova plataforma de serviços online (CMFONLINE), insere-se na estratégia de desburocratização e modernização administrativa do Município do Funchal», que está associada ao CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma que, no final deste ano, entrará em funcionamento na antiga Escola das Quebradas, em Santa Rita, agregando, num único espaço físico, toda a informação rececionada pelas diversas plataformas e canais municipais, desde o Funchal Alerta, às redes de água, saneamento básico e gestão de tráfego urbano, até aos indicadores de ruído e qualidade do ar.