Funchal aprova 60 mil euros para quatro associações da causa animal
A aprovação da alteração da estrutura orgânica, com o intuito de melhorar o funcionamento da autarquia e dos seus serviços, dando respostas mais rápidas e menos burocráticas, foi uma das principais novidades da Reunião de Câmara da CMF, bem como 60 mil euros de apoio a quatro associações da causa animal. Em 2024, o apoio municipal chegará a 1300 animais.
Como explicou Pedro Calado, relembrando que esta alterações também já decorreram em mandatos anteriores, «estamos a reorganizar e a melhor alguns serviços, mas sentimos necessidade de dar um maior profissionalismo e acompanhamento aos nossos serviços, sobretudo à equipa de vereação», daí terem sido «criados três lugares de directores municipais, tal como acontece nas autarquias de grande dimensão (Lisboa/Porto/Vila Nova de Gaia), sendo que já se justificava, esta alteração, «no Funchal», isto devido ao «ritmo» do trabalho, à «especialização e exigências processuais dos serviços», até porque se sente, presentemente, «essa carência técnica».
Refira-se que os municípios nacionais comparáveis ao Funchal «têm, alguns deles, seis, oito e dez directores municipais», apontou o presidente da CMF, apontando, contudo, que tal não irá acontecer.
Ainda no campo da orgânica, note-se a criação de um departamento patrimonial, que antes não existia, na autarquia.
Outra aprovação de hoje, em Reunião de Câmara, foi a aprovação do reforço do apoio municipal ao arrendamento, tendo subido o teto de renda exequível para apoio, para 900 euros, isto para fazer face às carências que se verificam nesta área. Actualmente, este apoio já chega a 4.000 pessoas e esta alteração visa precisamente fazer com que este apoio municipal chegue a mais pessoas e também á classe média, consoante afirmou o autarca.
Já no campo do bem-estar e causa animal, a autarquia aprovou hoje um apoio de 60 mil euros a quatro associações que trabalham nesta área, com 15 mil a cada.
Pedro Calado frisou que, «só da parte da CMF passamos de 188 animais», cuja «esterilização» e registo decorria dos apoios municipais para «600 animais» (com o apoio do programa da AMRAM, o número chega, em 2024, de mais de 1300 animais».
Na Reunião de Câmara foi igualmente aprovado um apoio de 2.900 euros para apoiar 700 alunos do 1º Ciclo de Santa Maria Maior com brinquedos e ainda quatro processos de benefícios fiscais para casais jovens na aquisição de casa.