Funchal assinala 25 de abril ao “Som da Liberdade”
A Câmara Municipal do Funchal, nas vésperas de assinalar o meio século da Revolução de Abril, convida a população do Funchal a cantar os poetas da nossa terra.
“Há quase meio século, a poesia e a canção foram lanças afiadas contra a submissão, e, ontem como hoje, a cantiga pode ser uma arma na luta que a humanidade trava contra a tirania, a pobreza, a guerra e todo o tipo de descriminações e desigualdades”, refere o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.
Nesse sentido, o programa de comemoração do 25 de abril do município do Funchal, estará focado na palavra cantada/declamada e na música. Assim, na noite do dia 24, no auditório do Jardim Municipal, a partir das 20h00, há um espetáculo musical em que “De Zeca a Sobral” se cantará ao “Som da Liberdade”.
“De Zeca a Sobral” é um projeto que visa percorrer algumas das mais bonitas canções portuguesas, desde José Afonso, passando por José Mário Branco, Vitorino, Filipa Pais, Lua Extravagante, Fausto, Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho, Carlos do Carmo, Trovante, Madre de Deus, António Zambujo, Luísa Sobral, Salvador Sobral, Deolinda e Tony Amaral.
As músicas serão interpretadas por Laura Silva (voz), Vasco Gil (piano), Francisco Coelho (bateria), Emanuel Inácio (contrabaixo) e Francisco Andrade (saxofones).
No dia 25 há sessão celebrativa na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, a partir das 10h30, com um programa de poesia dita e cantada, alusiva à liberdade e ao 25 de Abril.
O programa terá início com um pequeno instrumental, seguido da declamação e interpretação de poemas escritos antes do 25 de abril de 1974, e de outros alusivos ao dia da Revolução, sem esquecer a sua visão feminina.
O encerramento do programa será ao som da emblemática “Grândola Vila Morena”, cantado por um ensemble de vozes infantis, da Escola Básica da Ajuda.
Participam no programa, o Grupo “apanhados com a boca na palavra”; António Plácido – interpretação de poemas; Jorge Maggiore – bateria e interpretação de poemas; Miguel Apolinário – guitarras acústica e elétrica; Marta Faria – autora musical do tema “Ode à Paz”, maestrina do ensemble vocal, voz de coro e pianista; Diana Duarte – cantora do tema “Pedra Filosofal” e intérprete de 2 poemas, e um coro com Jéssica Rincu, Margarida Correia, Margarida Mendonça, Maria Clara Jasmins, Mariana Coelho, Mariana Costa, Marta Sousa e Samantha Lopez.
“Como todos os factos humanos, a Revolução que nasceu em 25 de abril, mereceu e merece opiniões contraditórias dos que a acolheram com entusiasmo e dos que a sofreram negativamente”, refere Pedro Calado.
“No entanto, uns e outros, unidos ou desavindos nos desafios que a sociedade lhes colocava nesses dias, foram na dialética das suas posições contrastantes, simultaneamente, atores e espectadores da enorme missão de preparar democraticamente Portugal para um futuro promissor de liberdade, de paz e de prosperidade que durante tantos anos lhe fora negado. A eles, a Câmara Municipal do Funchal presta a sua homenagem”.
CELEBRAÇÃO DO 49º ANIVERSÁRIO DO 25 ABRIL
24 de abril de 2023
20H00
Auditório do Jardim Municipal
Entrada gratuita.
As grandes canções de Abril: “De Zeca a Sobral: ao som da Liberdade!”
Laura Silva (voz)
Vasco Gil (piano)
Francisco Coelho (bateria)
Emanuel Inácio (contrabaixo)
Francisco Andrade (saxofones)
Sessão Celebrativa
25 de Abril de 2023
10H30
Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal
Programa
Abertura – Presidente da Câmara do Funchal, Dr. Pedro Calado
Comunicação – Francisco Faria Paulino: Coronel reformado da Força Aérea Portuguesa
Poesia dita e cantada, alusiva à liberdade e ao 25 de Abril.
– Grupo “apanhados com a boca na palavra”;
– António Plácido – interpretação de poemas;
– Jorge Maggiore – bateria e interpretação de poemas;
– Miguel Apolinário – guitarras acústica e elétrica;
Convidados:
Marta Faria – autora musical do tema “Ode à Paz”, maestrina do ensemble vocal, voz de coro/ vocalizações e pianista;
Diana Duarte – cantora do tema “Pedra Filosofal” e intérprete de 2 poemas;
Coro: Jéssica Rincu, Margarida Correia, Margarida Mendonça, Maria Clara Jasmins, Mariana Coelho, Mariana Costa, Marta Sousa e Samantha Lopez.