Funchal assinala Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas
A Câmara Municipal do Funchal associa-se à comemoração do dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), assinalado hoje, 27 de junho, “por reconhecer a importância que estas assumem no tecido económico local e regional”.
Sabendo que 90% das empresas em todo o mundo pertencem ao grupo das micro (menos de 10 trabalhadores), pequenas (10 a 49 trabalhadores) e médias (50 a 250 trabalhadores) empresas (por sinal, lideradas por mulheres e jovens empreendedores) e que estas são responsáveis por 7 em cada 10 empregos nos mercados emergentes, “o município não poderia deixar de se associar e realçar a necessidade de políticas públicas e de ecossistemas empresariais mais favoráveis à consolidação e desenvolvimento das empresas de menor dimensão”, revela a vice-presidente da autarquia, Cristina Pedra.
A realidade no Funchal não foge à regra. Segundo os dados mais recentes (2020) disponibilizados pela Direção Regional de Estatística, cerca de 99% de empresas categorizam-se como micro (13.274), pequenas (598) e médias (112). O Funchal, possui apenas 19 grandes empresas (mais de 250 trabalhadores). “Assim, facilmente constatamos a importância das MPME, em particular, na criação de postos de trabalho, que no Funchal corresponde a cerca de 60% dos empregos”, assume Cristina Pedra.
É neste contexto que o Funchal decidiu assinalar este dia com algumas iniciativas ao logo da semana, começando com um Roteiro Empresarial, em que a vice-presidente da autarquia, Cristina Pedra, fará uma visita a várias empresas do Município, prática que, de resto, pretende manter ao longo de todo o ano, até porque, relembra, o atual executivo camarário tem investido numa relação de proximidade com os munícipes, sejam eles individuais ou coletivos.
O objetivo destas visitas consiste em identificar as principais dificuldades e anseios dos empresários e participar no desenho de soluções. “No fundo, esta interação com os comerciantes, que se pretende seja permanentemente, permitirá, de forma preventiva, que estejam informados do conjunto de regras e normas que devem adotar na sua legítima atividade comercial, seja como vendedores ambulantes, empresários em nome individual ou sociedades”, garante Cristina Pedra.
Este Roteiro será também uma oportunidade para divulgar os novos apoios às empresas que a Câmara do Funchal irá disponibilizar no próximo mês de julho e, ainda, evidenciar o papel do Balcão do Investidor no apoio ao tecido empresarial. Serão feitas visitas na segunda-feira, dia 27, às 17h00, na quarta-feira, dia 29, às 18h00, e na quinta-feira, dia 30, às 16h30.
O programa de comemoração do dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, “focado na conjugação de esforços e trabalho em equipa para que ninguém pague multas”, integra ainda uma ação de formação no dia 28 de junho, no Terraço do Mercado dos Lavradores, com a colaboração e participação da Autoridade Tributária e da Autoridade Regional das Atividades Económicas, “especialmente dirigida a empreendedores e cidadãos, que querendo desenvolver uma atividade económica o possam fazer à luz da lei, sem promover a dita economia paralela, que tem tanto de ilegal como de injusto para com os empresários inscritos na autoridade tributária”, revela a vice da Câmara Municipal do Funchal.
Esta iniciativa da Câmara do Funchal é, sem dúvida, na opinião de Cristina Pedra, “mais uma forma de apoiar os comerciantes e as pequenas e médias empresas do Funchal.”
Recorde-se que a proclamação deste dia comemorativo das Micro, Pequenas e Médias Empresas resulta da Resolução 71/279, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, de 6 de abril de 2017.