Funchal assinala Dia Mundial da Luta contra a Homofobia, Transfobia e a Biofobia
A Câmara Municipal do Funchal hasteou, hoje, no Edifício dos Paços do Concelho, junto à loja do Munícipe, a bandeira arco-íris, que representa a comunidade LGBTI, para assinalar o Dia Internacional da Luta contra Homofobia, Transfobia e Bifobia, numa iniciativa conjunta com a comissão organizadora do Madeira Pride, Zacarias Gomes e com a Opus Gay Madeira -Opus Diversidades, Paulo Spínola. O Presidente da CMF, Pedro Calado e a vereadora Isabel Costa, marcaram presença.
Pedro Calado afirmou que a autarquia pretende contribuir para a prevenção e combate contra qualquer forma de estigma, violência e discriminação, assim como afirmar o papel das entidades públicas no caminho para a igualdade, sublinhando, que persistem situações de «discriminação e violência» em áreas quotidianas da vida , sobretudo, na escola, na família, no trabalho, na saúde, e no espaço público.
O autarca defende uma maior sensibilização e acompanhamento dos jovens que muitas vezes sofrem com a rejeição da família, tornando a sua integração cívica e plena como um objetivo. O hastear da bandeira neste dia é uma conjugação de «esforços e de sinergias» de vários municípios a nível nacional, visando passar uma mensagem de otimismo, de inserção e comunidade cívica plena, com todas as pessoas, declarou.
Para além do hastear da bandeira, a CMF promoverá, este ano, vários debates públicos e iniciativas sobre esta temática.