Funchal assinala Dia Mundial do Turismo com experiências na cidade
Autarquia reconhece publicamente seis relevantes funções da hotelaria, que em muito contribuem para a excelência da qualidade e diferenciação dos serviços prestados.
O Município do Funchal, associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, dinamizando diversas iniciativas durante a semana, entre os dias 25 e 29 de setembro.
Em 2023, o programa proposto apela aos 5 sentidos onde, a cada dia da semana, está associado um sentido. Esta abordagem aos sentidos surge na medida em que turistas e residentes pretendem, cada vez mais, experienciar e vivenciar os diferentes territórios.
O início da semana será marcado por iniciativas no Mercado dos Lavradores, destacando-se o sentido da audição, na manhã do dia 25, pelas 11h30, com a realização de uma conferência intitulada “Folclore: do animar ao representar”, por Ricardo Caldeira da direção da AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da RAM. Este momento será complementado com uma mostra de trajes tradicionais disponibilizados por elementos dos diferentes grupos de folclore da Cidade do Funchal. Ao longo deste dia a autarquia conta com a presença do artesão Carlos Sousa, que fará uma demonstração da conceção das botas regionais de vilão.
Na terça-feira, dia 26, o dia será dedicado à mostra de produtos alimentares e bebidas que integrem o funcho, despertando os turistas e residentes para o paladar desta planta que deu o nome à cidade. No período da manhã haverá a demonstração do processo de confeção, passo a passo, dos rebuçados de funcho e prova dos mesmos, pela Chábom. À tarde, pelas 16h, há espaço para a apresentação do gin de funcho, pela Vinha Alta, e às 17h um workshop de cocktail’s de funcho dinamizado pela Associação Barmen da Madeira.
No Dia Mundial do Turismo, dia 27, o sentido em destaque será o tato, colocando em evidência no Mercado dos Lavradores, ao longo de todo o dia, o trabalho artesanal ligado às profissões e tradições madeirenses, sendo pontuado com atividades de animação ao vivo pelo grupo de Teatro Bolo do Caco e vários artesãos. No decorrer da tarde, pelas 16h, realiza-se uma mostra/desfile temático das profissões antigas da Madeira, envolvendo na pesquisa e na execução da atividade, habitantes locais e residentes em conjuntos habitacionais sociais municipais.
6 relevantes funções da hotelaria com distinção municipal
Destaca-se igualmente, no dia 28 de setembro, a Cerimónia de Distinção Turística Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o Município procederá à distinção de pessoas cuja ação é por todos reconhecida publicamente, pelos comportamentos e práticas que acrescentam valor ao Funchal, enquanto destino turístico de excelência.
Em 2023 a Autarquia decidiu reconhecer publicamente a excelência dos serviços prestados, a importância da sua ação na construção de um destino qualificado e diferenciado, bem como o seu valor, na promoção e divulgação, com um contributo, aos longo dos anos, à Cidade do Funchal, a 6 relevantes funções da hotelaria, que em muito contribuem para a excelência da qualidade e diferenciação da estada dos turistas: rececionista, governanta/limpeza, cozinheiro, chefe de sala, barman e croupier. No decorrer da cerimónia, serão distinguidos simbolicamente seis colaboradores da hotelaria com mais anos de experiência nestas áreas e que atualmente se encontram a exercer funções.
Nos dias 28 e 29 de setembro, realizar-se-á atividades ao ar livre, nomeadamente um Peddy Paper pelo centro da cidade, uma visita ao Mercado dos Lavradores e duas visitas ao Parque Ecológico do Funchal para dinamização da oficina de cores e sabores de montanha de modo a exaltar os sentidos da visão e do olfato.
Todas as atividades atrás referidas, integram o projeto “Turista na Minha Cidade”, com o qual se pretende desvendar a diversidade cultural, patrimonial e natural que o concelho encerra, desde o mar à serra, sensibilizando desde os mais jovens aos mais graúdos, para a necessidade de colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar, pensando e agindo de forma mais sustentável.
Importa referir que após um ano de experiência das diferentes atividades no âmbito do “Turista na minha cidade”, junto de escolas e público sénior, o município do Funchal disponibilizará, a partir do dia 27 de setembro de 2023, a toda a comunidade funchalense e regional, a possibilidade de usufruir das diferentes atividades, sendo para tal necessária a inscrição através de formulário próprio em pem.funchal.pt (património, cultura e turismo).
Conheça o programa aqui.