Funchal assinalou Dia da Floresta Autóctone
Parque Ecológico recebeu alunos e sensibilizou para a importância da conservação das florestas naturais
O Município do Funchal assinalou o Dia da Floresta Autóctone, recebendo, no Parque Ecológico do Funchal, os alunos do 3º ano da Escola B+1 da Ajuda, com o objetivo de dar a conhecer, de uma forma lúdica e dinâmica, a importância da conservação das florestas naturais.
Os cerca de 100 alunos participaram numa série jogos desenvolvidos pelos técnicos do Parque Ecológico do Funchal, onde ficaram a conhecer o conceito de floresta autóctone e exótica.
Nádia Coelho, vereadora com o pelouro do Ambiente, refere que “estas ações são fundamentais para que os jovens aumentem os seus conhecimentos sobre o património natural existente no Parque Ecológico do Funchal, capacitando-os para a sua preservação”.
As Florestas Autóctones caracterizam-se por possuírem uma grande área de árvores nativas do próprio território e são de extrema importância, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais.
São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando por isso a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens.
Nádia Coelho, aproveita ainda a oportunidade para mencionar que “a iniciativa se enquadra no âmbito dos ODS – Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visa, essencialmente, a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas que cada vez mais estão presentes na nossa vida”.
O Município assume assim o seu papel disseminador e aposta nas gerações do futuro para preservação e conservação do seu ativo natural, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável e resiliente.