Funchal assinalou o arranque das celebrações de Natal com “A Magia do Natal no Mercado”
A Câmara Municipal do Funchal deu início, hoje, às celebrações de Natal com o evento “A Magia do Natal no Mercado”, que marcou a abertura oficial da época festiva no emblemático Mercado dos Lavradores.
O evento de inauguração contou com a presença da presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, que destacou a importância deste evento como o ponto de partida para um vasto programa natalício idealizado pelo executivo.
“O Natal no Funchal tem vindo a afirmar-se como um grande marco das festividades no nosso município. ‘A Magia do Natal’ é uma celebração para crianças, famílias e amigos, que hoje começa com concertos, bailarinos e muita animação. Este é o primeiro de 12 eventos que preparamos para esta quadra festiva”” afirmou a autarca.
A autarca relembrou ainda a programação das próximas semanas destacando que “já na próxima sexta-feira, dia 29, teremos a abertura da Aldeia Natal às 16h com a chegada do Pai Natal, e no sábado, dia 30, a abertura da pista de gelo no Almirante Reis.”
A autarca sublinhou o papel icónico do Mercado dos Lavradores como um ponto de referência cultural e comercial do Funchal. “Desde que tomámos posse, trabalhámos para revitalizar este espaço, apoiando centenas de comerciantes em incumprimento contratual pós-covid, através de planos de pagamento faseados e medidas fiscais ajustadas, conseguimos recuperar este importante marco da nossa cidade.”
Sobre os horários de Natal relativos ao comércio, a presidente reforçou o princípio de liberdade de funcionamento: “Este executivo não impõe nem disciplina horários, respeitando os limites das licenças atribuídas e a legislação laboral em vigor. Assim, os horários mantêm-se nos mesmos moldes do ano passado, sendo geridos pelos próprios comerciantes.”
O espetáculo de abertura, aberto ao público, encheu o Mercado dos Lavradores de música, dança e teatro de rua. As animações contaram com a presença do grupo Estrond’ilha e Teatro Bolo do Caco e uma atuação da Orquestra Imperatriz Sissy que encantou os presentes, dando início a uma programação que promete envolver toda a cidade do Funchal.