Funchal associa-se ao maior evento de vela do ano
Tem início esta manhã, os 16 avos de final da Gold Cup da Star Sailors League, em Las Palmas de Gran Canária. A Equipa de Portugal, os Navegadores, capitaneada pelo madeirense João Rodrigues, conta com Afonso Domingos ao leme, Paulo Ramada como tático, Hugo Rocha como trimmer da vela grande, Nuno Barreto a trimmer da genoa e spi, Filipe Silva a grinder, Mariana Lobato no piano, Pedro Costa, Tomás Barreto como floaters e Manuel Dantas à proa.
Depois de terem vencido o grupo 2 dos 32 avos de final, apresentam-se agora no Grupo 3, juntamente com as equipas da África do Sul, Croácia e Antígua.
Nesta fase, a equipa de Portugal conta com o patrocínio da Cidade do Funchal, que se associa ao maior evento de vela do ano e a uma das maiores referências da modalidade, o madeirense João Rodrigues.
Este apoio, na ordem dos 5.000 euros, que foi deliberado na reunião de Câmara desta quinta-feira, visa estabelecer as bases de cooperação com a Equipa de Portugal, já a pensar na edição do ano seguinte, bem como iniciar os contactos para a presentação de uma candidatura à organização deste evento no Funchal, nos próximos anos.
Como se sabe, a cidade do Funchal oferece condições ímpares para acolher este evento, nomeadamente as temperaturas amenas que se fazem sentir nesta época do ano, mas também todo um conjunto de infraestruturas náuticas de apoio, nomeadamente aquelas disponibilizadas pelo Centro Náutico de São Lázaro e a Marina do Funchal, que, neste momento, está em fase de renovação. Por outro lado, o Funchal dispõe de uma oferta hoteleira de qualidade para acolher os cerca de 400 velejadores esperados, mais todos os elementos da organização.
“Esta candidatura do Funchal traduz a aposta do Município no desenvolvimento de uma cultura de mar na cidade, que envolva todos os agentes ligados à náutica e que possa dar oportunidades aos funchalenses de tirar partido de todo o potencial que o mar tem para oferecer”, revela Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal.
Quanto ao Gold Cup da Star Sailors League, a previsão aponta para vento muito fraco do quadrante norte nos dois primeiros dias, com esta fase a contemplar, tal como anteriormente, 4 regatas – uma por dia por grupo – sendo que a derradeira terá pontuação a dobrar, de 16 a 20 de novembro.