Funchal atribui pela primeira vez Bolsas de Mérito e Valor a universitários
Um investimento de 30 mil euros que chega este ano a 15 estudantes
Foi aprovado por unanimidade, em sessão ordinária da Assembleia Municipal (AM), o regulamento que estabelece bolsas de estudo de mérito e valor, no montante de 2.000 euros cada. Estão orçamentados 30 mil euros. Este ano serão atribuídas 15 bolsas. Os dados foram revelados pela vereadora com o pelouro da Educação, Helena Leal, tendo destacado que estas bolsas serão atribuídas no final de cada ciclo, a recém graduados (até 3 anos após o término do ciclo), e até aos 35 anos, inclusive, aplicando-se a licenciaturas, mestrados e doutoramentos, cujos candidatos tenham média final de curso/ciclo académico igual ou superior a 15 valores. Trata-se de um prémio inovador, criado pelo atual executivo do Funchal.
Na análise das candidaturas, a média final contará 50%, sendo que o currículo e a entrevista valem a outra metade da ponderação.
Helena Leal refere que esta medida pretende valorizar o desempenho escolar, realçando que se “ quer uma sociedade produtiva, evoluída, mas sobretudo humanizada”, sublinhando, que esta é a primeira e única Bolsa de Estudo na Região que avalia o mérito.