Funchal aumenta número de columbários e cendrários no Cemitério de São Martinho
A Câmara Municipal do Funchal concluiu a “Ampliação do Columbário e Cendrário do Cemitério de São Martinho”.
Esta empreitada, no valor de 86.337,76, +IVA, como dá nota o vice-presidente da autarquia, «estava prevista no plano de actividades e orçamento municipal de 2024 e surgiu da necessidade de ampliação destas instalações».
Bruno Pereira adianta ainda que, agora, o Cemitério de Nossa Senhora das Angústias, em São Martinho, o maior do Funchal, com uma área atual de 35 920 m2 e que dispõe do único crematório, na ilha da Madeira, sendo também o local onde se realizam mais funerais, «passa agora a ter 216 columbários, quando antes eram 72 e dois cendrários».
A obra consistiu em trabalhos de terraplanagem para criação de no muro em betão ciclópico e estrutura em betão armado para os cendrários.
Já em termos de arranjos exteriores foi criado um aterro com plantação de relva e colocação de sistema de rega, sendo que todo o circuito de visita incluiu a colocação em deck e guarda-corpos.
Refira-se que a CMF tem investido na melhoria dos cemitérios municipais, inclusivamente na contratação de mais funcionários, já que, em 2022, foram contratados dez novos coveiros, tendo sido colocados quatro no Cemitério de São Martinho, dois em São Gonçalo, outros dois em Santo António e um outro no Monte.
Aliás, a autarquia pretende, em São Martinho, dotar o cemitério de melhores condições de trabalho para os funcionários, nomeadamente no que se refere a um novo vestiário, bem como depósito de materiais, sendo que está prevista a renovação da sinalética para todos os cemitérios.