Funchal avança com a reabilitação do Conjunto Habitacional do Pico dos Barcelos em outubro
A obra ficará concluída dentro de um ano e representa um investimento de cerca de 460 mil euros
A Câmara Municipal do Funchal vai avançar, no mês de outubro, com a requalificação do Conjunto Habitacional do Pico dos Barcelos, na freguesia de Santo António. O investimento ascende a 460 mil euros e tem um prazo de execução de um ano.
O anúncio foi feito pela presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, após uma visita aos seis blocos com quatro pisos, construídos entre 1998 e 1999. No referido complexo habitacional, composto por 72 fogos (T2 e T3), residem 200 pessoas.
Acompanhada do vice-presidente Bruno Pereira e do executivo da Junta de Freguesia de Santo António, liderado por Ilídio Castro, Cristina Pedra explicou que a intervenção consiste essencialmente na execução de trabalhos de reparação e pinturas da envolvente exterior dos edifícios e zonas de acesso com a demolição e reconstrução de elementos que se encontram degradados ou em fim de linha, bem como o fornecimento e montagem de alguns equipamentos e acessórios necessários à reabilitação do conjunto habitacional.
Esta requalificação inclui um conjunto de obras mais significativas, desde o tratamento técnico de betão armado estrutural degradado, remoção e substituição de pavimentos, das varandas e rodapés; remoção e reparação de muros e muretes nos acessos exteriores; reparação de degraus; tratamento de rebocos e pintura das paredes exteriores e zonas comuns dos edifícios; reparações pontuais das coberturas, incluindo impermeabilizações, tubos, juntas de dilatação e floreiras; retificação das portas de entrada dos blocos e colocação de novos intercomunicadores e campainhas; tratamento e pintura de guardas e elementos metálicos; entre outras.
Através de uma outra empreitada, mas em simultâneo, e a ser lançada brevemente, serão substituídas todas as armaduras dos postos de iluminação por novas luminárias em led, o que vai permitir uma poupança de energia em toda a envolvente externa dos edifícios.
A autarca refere que a Câmara do Funchal, no âmbito das suas prioridades políticas, está a fazer um “forte” investimento na reabilitação dos bairros sociais camarários, visando a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Este executivo está a efetuar a requalificação dos bairros sociais municipais, ao contrário dos dois últimos executivos da ‘Mudança’ e da ‘Confiança’ em que, durante os oito anos de governação, não procederam a este importante investimento em prol dos funchalenses”, lamentou.
O “estado de degradação” dos bairros sociais da autarquia do Funchal foi sinalizado pela atual equipa durante a campanha eleitoral para as autárquicas em 2021, tendo na altura assumido o compromisso “de fazer o que não foi feito” pela anterior vereação. Cristina Pedra recorda que na freguesia de Santo António já foram realizadas, pelo atual executivo Municipal, obras de requalificação dos Bairros da Ribeira Grande, de Santo Amaro IV e da Quinta Falcão II, um investimento global que ascende a cerca de 1 milhão de euros. Acresce a este investimento mais 625 mil euros para a recuperação dos Bairros da Quinta Josefina, estando em curso a preparação para a recuperação e mais 292 mil euros em 4 moradias na Quinta Falcão, obras que deverão estar concluídas até final do mandato, faltando apenas o Bairro das Romeiras que será concretizado até final do mandato.
A autarquia está ainda a iniciar o projeto para a recuperação do interior do Bairro da Ribeira Grande, um investimento de 800 mil euros.
No global, o investimento que será feito em todo o parque de habitação social do Município do Funchal, gerido pela SocioHabitaFunchal, nos quatro anos de mandato, atinge os 6,6 milhões de euros.
Cristina Pedra garante que o seu executivo está a “cumprir” com a palavra dada às populações nas últimas eleições autárquicas.