Funchal avança com experiência piloto para leitura de contadores de água
Projeto foi explicado na Semana do Ambiente que decorre na Praça do Município
A Câmara Municipal do Funchal está a implementar um projeto piloto de Telemetria Doméstica na zona da Ribeira Grande, em Santo António.
São cerca de 110 mil euros, para a instalação de contadores com telemetria – vulgarmente conhecidos por “contadores inteligentes” -, que permitirão medir e transferir para o Centro de Comando do Departamento de Águas do Funchal dados pertinentes, como o consumo doméstico diário de água.
O projeto foi dado a conhecer aos moradores, na Semana do Ambiente, que decorre na Praça do Município.
Essencialmente, esta a tecnologia permite fazer a contabilização dos consumos dos consumidores com contadores deste tipo, consumos esses que são rececionados remotamente, de forma diária.
A interação informática destes dados com os resultantes do projeto de Controlo de Fugas, em curso, permite fazer balanços hídricos em tempo “real” e, consequentemente, garante um controlo muito mais assertivo sobre a rede de distribuição de água.
No que diz respeito à faturação, a telemetria simplifica todo o processo, permite leituras efetivas e reais nas datas predefinidas, pondo termo às médias de consumo para faturação.
Assim senso, possibilita uma faturação mais célebre e diminui o risco de perda de faturação por avaria nos equipamentos.
Para os consumidores, a telemetria doméstica permite melhorar a qualidade do serviço prestado, quer pela eliminação da faturação por estimativa, quer pela deteção precoce de fugas de água prediais.