Funchal celebra o Dia das Leguminosas com atividades no FUNLAB – Centro de Ciências Experimentais: evento recebe 230 crianças
O Município do Funchal assinala o Dia das Leguminosas, celebrado a 10 de fevereiro, com três dias de atividades no FUNLAB – Centro de Ciências Experimentais do Funchal, destinadas a sensibilizar as crianças do 1.º ciclo para a importância de uma alimentação saudável e sustentável.
O evento, que teve início hoje, contou com a presença da vereadora Helena Leal que destacou a relevância da iniciativa, que integra a estratégia alimentar do município, SEMEAR. Completando um ano já desde a sua implementação, esta estratégia já impactou mais de 11.500 pessoas, sendo que o FUNLAB dinamizou, no mesmo período, atividades com cerca de 4.000 crianças.
“O objetivo do FUNLAB é mostrar, essencialmente às crianças, que é possível ter uma alimentação mais saudável e também divertida. Através destas atividades, sensibilizamos para o consumo de alimentos mais nutritivos, seguros e sustentáveis, como as leguminosas”, sublinhou a autarca.
Durante os três dias de celebração, o FUNLAB receberá 230 crianças de escolas do 1.º ciclo do Funchal, proporcionando-lhes a oportunidade de experimentar e confecionar receitas saudáveis à base de leguminosas.
A vereadora Helena Leal enfatizou ainda a importância da educação alimentar desde a infância e o impacto que estas ações têm na mudança de hábitos dentro das famílias: “Fazemos um trabalho com as escolas para garantir que as crianças desenvolvem maior consciência alimentar. De facto, as nossas equipas conseguem perceber que estas iniciativas ajudam a desconstruir estereótipos que levam as crianças a rejeitar determinados alimentos, incentivando-as a experimentar novas opções.”
A atividade promovida, hoje, além de promover os benefícios nutricionais e ambientais do consumo de leguminosas, destacou ainda a relevância da produção local e sazonal, bem como o combate ao desperdício alimentar.
O Município do Funchal reforça assim o seu compromisso com a educação alimentar e a sustentabilidade, investindo em projetos que promovem hábitos mais saudáveis e responsáveis junto das novas gerações.