Funchal conta com mais 15 papeleiras inteligentes
A Câmara Municipal do Funchal instalou mais 5 conjuntos de 3 papeleiras inteligentes: dois na Rua Fernão de Ornelas; um próximo ao Teleférico; outro na Praça CR7; mais um no Lido.As papeleiras inteligentes estão destinadas à deposição seletiva de resíduos em locais do Funchal com elevado fluxo de pessoas e com elevada produção de resíduos recicláveis.
Cada conjunto de Papeleiras Inteligentes é constituído por um papelão, um embalão e um vidrão.
Estes equipamentos possuem uma capacidade de armazenamento de resíduos muito superior aos contentores convencionais, porque estão dotados de um sistema de compactação automático, movido a energia solar, permitindo realizar uma melhor gestão e planeamento da recolha.
Na prática, segundo a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, Nádia Coelho, «a implementação deste sistema permite reforçar a rede de recolha seletiva de resíduos, com reflexo no aumento da taxa de recolha seletiva e na redução das necessidades e dos custos de recolha devido ao aumento da eficiência da operação».
Para Nádia Coelho, «esta solução viabiliza a redução dos fenómenos de deposição de resíduos fora dos contentores (devido ao rápido enchimento das atuais papeleiras) e irá contribuir para a limpeza e requalificação dos espaços urbanos».
A “Papeleira Inteligente” está dotada de equipamento de controle do nível de enchimento, que será monitorizado através de um programa informático, no qual será possível gerir com eficiência a recolha dos resíduos recicláveis nela depositados.
Atualmente, o Município conta com cerca de 21 papeleiras inteligentes, distribuídas por 7 pontos estratégicos no centro da cidade, tendo investido cerca de 100 mil euros, com cofinanciamento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).