Funchal convida os icónicos Clã para concerto comemorativo do Dia da Cidade
Concerto tem entrada livre e realiza-se a 20 de agosto no Auditório do Jardim Municipal
Os icónicos Clã são a grande atração musical do programa comemorativo do Dia da Cidade do Funchal, que se assinala no dia 21 de agosto.
O concerto, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, e que tem a particularidade de se inserir também nas comemorações dos 30 anos de carreira da banda, realiza-se a 20 de agosto, pelas 21:00 no Auditório do Jardim Municipal, com entrada livre.
A banda liderada pela cantora Manuela Azevedo e pelo músico Hélder Gonçalves, respetivamente vocalista e compositor dos Clã, pelos teclistas Miguel Ferreira e Pedro Biscaia, pelo baterista Pedro Oliveira e pelo baixista Pedro Santos, promete reencontrar uma atmosfera vibrante com forte proximidade com o público, com êxitos como, “Pois, É (Não É?)”, “Problema de Expressão”, “Conta-me Histórias”, “Dançar na Corda Bamba”, “Vamos Esta Noite”, “Asas Delta”, entre outros.
A banda que lançou o seu primeiro álbum “LusoQualquerCoisa” em 1996 com o qual ganhou uma nomeação para o prémio Banda Revelação da revista Blitz nesse mesmo ano, já não se deslocava ao Funchal há mais de uma década. Desde então, já assinou mais álbuns e foi premiada com Globos de Ouros, prémios Blitz, entre outros. Em 2021, venceu o Prémio Autores na categoria de melhor tema de música popular com “Tudo no Amor”, do seu último álbum “Véspera”.
Antes da atuação dos Clã, pelas 20:00, sobe ao palco a cantora madeirense Cristina Barbosa, que fará o concerto de abertura das comemorações do dia da cidade, apresentando um repertório de músicas de língua portuguesa, passando pelos clássicos.
Para assinalar a efeméride, irão decorrer ao longo do dia dois eventos desportivos. Casos da Prova do Mar José Silva “SACA”, no cais da cidade, pelas 11:00. Na parte da tarde realiza-se na Avenida do Mar, a taça de Portugal Supermoto, pelas 14:45.
O programa das comemorações do Dia da Cidade do Funchal inicia-se a 19 de agosto, pelas 11:00, com a tradicional Regata de Canoas Tradicionais, em São Lázaro.
O ponto alto das comemorações do 515.º aniversário da cidade do Funchal ocorre segunda-feira, 21 de agosto, com o habitual hastear da bandeira, às 09:30, na Praça do Município, seguido da Eucaristia às 10h00, na Igreja do Colégio. A Sessão Solene está marcada para as 11:15, na Assembleia Municipal do Funchal, numa cerimónia em que serão homenageadas seis personalidades com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro. A lista dos distinguidos, já divulgada pelo DIÁRIO, é composta por Teresa Clode, professora, radialista e ex-diretora do Posto Emissor do Funchal; Maria Alice Sousa, professora e artista; José Júlio Fernandes, professor, fundador do Laboratório de Análises Clínicas Dr. Castro Fernandes e figura da cultura e das artes; Vasco de Freitas, músico; Avelino Tavares, editor, divulgador e produtor de espetáculos e, por último e a título póstumo, Helena Marques, jornalista e escritora. Nesta cerimónia serão também homenageadas as jogadoras Telma Encarnação, Bárbara Santos e Fátima Pinto, da Seleção Feminina de Futebol, pelo mérito e prestígio que têm trazido à Região e ao Funchal, em particular, pelo glorioso palmarés conquistado até ao momento.
A Câmara Municipal do Funchal vai também atribuir as primeiras medalhas ‘Munícipe Centenário’ a três pessoas.
Serão ainda atribuídas Medalhas de Assiduidade e Bons Serviços a 71 trabalhadores municipais: Ouro – 35 anos; Prata – 25 anos; Cobre- 15 anos.
Do programa comemorativo consta ainda, no dia 21, outra iniciativa denominada ‘Funchal Outdoor 2023’ que irá decorrer no Almirante Reis, entre as 8:30 e as 12:30. Trata-se de um evento que inclui aulas de grupo, insufláveis, jogos tradicionais, cross training, corrida, stand up paddle, canoagem, natação, snorkling.