Funchal dá início ao estudo da emigração em Jersey
No âmbito da estratégia municipal para a cultura e a diáspora, a autarquia funchalense pretende aprofundar os laços de amizade que a une às diversas cidades estrangeiras geminadas com a do Funchal, geminações essas que tiveram por base, na maioria dos casos, a forte presença madeirense nas mesmas.
No seguimento do protocolo rubricado, em novembro, no Funchal, pelos edis dos Municípios do Funchal e de Saint Helier, no sentido do Funchal promover a realização do estudo sobre a nossa comunidade emigrante lá radicada, dá-se agora inicio dos trabalhos com a deslocação de um técnico da Biblioteca Municipal do Funchal, Dr. Duarte Mendonça a Saint Helier.
Serão realizadas reuniões com o Mayor Crowcroft e com a comunidade madeirense ali radicada, liderada pelo Conselheiro do Governo Regional, João Carlos Nunes, com o objetivo de reunir as informações relacionadas com o grande contributo dos emigrantes madeirenses para a sociedade daquela ilha e também os benefícios que advieram para a nossa ilha por via de tal surto migratório.
Este estudo terá a duração de um ano e resultará numa publicação escrita, editada pela Câmara Municipal do Funchal.
Recorde-se que o actual executivo municipal tem dado particular atenção aos emigrantes madeirenses, sendo disso exemplo, entre outras iniciativas, a realização de iniciativas que assinalam o Dia do Emigrante, havendo ainda uma preocupação municipal, nestas iniciativas, de sensibilizar e informar os emigrantes sobre apoios existentes, na CMF, bem como os benefícios fiscais, em vigor, para apoiar investimentos no concelho.