FUNCHAL DEFINE ALICERCES DA ESTRATÉGIA ALIMENTAR LOCAL
A vereadora Margarida Pocinho participou na primeira reunião anual do Projeto Food Trails. A iniciativa, que tem o patrocínio da Câmara Municipal do Funchal (CMF), visa criar uma rede de cidades que se constituem como locais-chave para reinventar e contribuir, conjuntamente com a comunidade e as entidades parceiras, com evidências científicas, para a transformação do sistema alimentar.
A partir da definição e da criação das suas próprias estratégias de alimentação, a cidade do Funchal promove, deste modo, os alicerces para a construção de uma verdadeira estratégia alimentar local, que irá privilegiar, entre outros, a redução do desperdício alimentar, assim bem como, identificar os meios necessários e inovadores, que concorram para o acelerar deste fenómeno de transformação alimentar das cidades.
Neste âmbito, a vereadora Margarida Pocinho, enquanto representante do Município do Funchal neste projeto, participou no Encontro Anual de Parceiros, no âmbito do projeto FOOD TRAILS.
Este projeto é financiado pelo programa da União Europeia “Horizon 2020” e tem como objetivo principal a transformação dos sistemas alimentares urbanos.
O encontro online pretendeu refletir sobre a implementação do trabalho realizado pelas cidades e parceiros envolvidos, ao longo dos últimos quinze meses, e fortalecer as atividades em desenvolvimento, que culminarão com a criação de uma estratégia alimentar urbana.
As onze cidades parceiras desta iniciativa são o Funchal, Bérgamo, Birmingham, Bordéus, Copenhaga, Grenoble, Groningen, Milão, Tessalónica, Tirana e Varsóvia. O projeto envolve ainda diversas Universidades e parceiros europeus, nomeadamente: Fondazione Milano Politecnico, Eurocities, Slow Food International, EAT Fondation, Cardiff Univeristy, Wageningen Research, Roskilde Universitet e Cariplo Factory.