Funchal disponibiliza ferramenta digital com informação sobre estradas condicionadas
A “infomobilidade” pode ser acedida através do portal “funchal.pt”
A Câmara Municipal do Funchal disponibiliza a partir de hoje uma plataforma digital, através da Google Maps, que permite ao cidadão se inteirar dos condicionalismos na via pública, resultado das diversas intervenções que estão a ser realizadas no concelho, desde intervenções de reparação, de construção, limpeza de árvores e jardins, até à realização de eventos ou de qualquer outra intervenção de natureza distinta, que obrigue ao encerramento ou condicionamento, total ou parcial, das estradas do Funchal.
Para o efeito, basta aceder ao mapa, através do portal do município, em funchal.pt, ou diretamente, digitando infomobilidade.funchal.pt, podendo a partir daí, de forma fácil, consultar a informação disponível.
“No fundo, quisemos disponibilizar uma ferramenta digital, de consulta fácil, que permita ao cidadão saber que artérias estão condicionadas, qual a razão desse condicionalismo, e a duração prevista”, revela o vereador Bruno Pereira, com o pelouro do trânsito e das obras públicas.
“Estamos a dar um primeiro passo, que no futuro poderá avançar para a agregação de outro tipo de informação relevante, do ponto de vista da mobilidade”, garante Bruno Pereira.
“O próximo passo é ver como podemos disponibilizar estes dados a aplicativos de navegação por GPS, de maneira a facilitarmos o dia-a-dia, de quem se descola por veiculo motorizado no Funchal”, adianta.
“Da mesma maneira, que podemos pensar, por exemplo, nas ofertas de estacionamento, com base na colocação de sensores LoRaWAN, que a Câmara Municipal já está a colocar nos estacionamentos de superfície do Funchal, bem como os postos de carregamento para veículos elétricos, disponíveis na cidade.
Ou seja, há aqui um grande potencial, ancorado nas novas ferramentas digitais, que o Município do Funchal pretende explorar”, garante o vereador Bruno Pereira.