Funchal é referência do empreendedorismo: Pacto da Rede dos Municípios Empreendedores junta quatro autarquias e oito outras entidades entre as quais várias universidades
Na cerimónia de encerramento do I Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo, que durante dois dias decorreu no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, a vereadora Helena Leal realçou a importância do empreendedorismo, na construção de soluções, nas mais variadas áreas, com o intuito de o Funchal ser uma cidade mais humanizada.
Nesse sentido, a vereadora, que detém os pelouros da educação e dos apoios sociais, entre outros, elencou todo o conjunto de iniciativas e mecanismos que a Câmara Municipal do Funchal tem implementado e que contribuem para que o Funchal seja «uma referência» no empreendedorismo.
Helena Leal frisou ainda a importância das partilhas e de trabalhar em rede, com outras instituições, que é o que acontece, no Funchal, para que as iniciativas e mecanismos municipais, nesta área, sejam um sucesso.
Além disso, hoje foi também dia da apresentação pública do Pacto da Rede dos Municípios Empreendedores, que junta quatro autarquias, a saber, Funchal, Cantanhede, Braga, Horta, com oito outras entidades, incluindo várias universidades.
Neste pacto, os participantes reconhecem «a importância fundamental do empreendedorismo como motor do desenvolvimento económico, social e cultural», comprometendo-se, por isso mesmo, à criação de um ambiente favorável à criatividade, à educação empreendedora, à criação de produtos serviços e organizações inovadores.
Como explicou Leal, este pacto, resulta deste congresso, que em formato híbrido, presencial e on-line teve a participação de mais 300 pessoas, de vários países.