Funchal estimula comércio com iniciativa “+ COMÉRCIO LOCAL”
A Camara Municipal do Funchal (CMF), em parceria com a ACIF, Câmara de Comércio da Madeira, apresentou hoje o Sistema de Incentivos ao Comércio Local, designado por “+ Comércio Local”, com o qual pretende estimular o consumo no comércio tradicional, um setor que vem denunciando algumas fragilidades, agravadas pela situação pandémica.
Na apresentação, a vice-presidente da CMF, Cristina Pedra, referiu tratar-se de uma nova iniciativa, completamente «revigorada» face àquilo que existia.
A iniciativa revela-se mais abrangente, chegando a um maior leque de comércio e serviços, designadamente a todo o comércio a retalho com área inferior a 750m2 e pela primeira vez, a serviços, tais como prestações de serviços, cabeleireiros, reprografias, entre outros.
“+ Comércio Local” arranca este mês com um primeiro momento reservado à inscrição dos estabelecimentos interessados, que serão divulgados para que os clientes conheçam em que lojas poderão comprar e habilitar-se a um dos 60 prémios de 250€.
São 15 mil euros que o novo executivo afecta a este sistema de incentivo, um aumento de 25% face à edição anterior, que consiste na atribuição de um cupão por cada 20€ de compras. Os cupões obtidos pelos clientes são depositados na tômbola existente no Balcão do Investidor, localizado junto à Câmara Municipal do Funchal.
O 1.º sorteio realiza-se no dia 25 de março 2022, o 2.º sorteio dia 29 de abril 2022 e o 3.º sorteio dia 27 de maio 2022, sendo que em cada um são sorteados 20 cupões. A CMF sorteia, assim, 5 mil euros por mês até junho, para fomentar o comércio. O prémio é dado em dinheiro, às pessoas que vão comprar nas lojas aderentes em todo o Concelho.
O valor do prémio terá de ser utilizado nas lojas aderentes, devidamente identificadas, numa apologia à economia circular. Por este facto, e pelo estímulo ao consumo que a incitativa gera, poder-se-á dizer que os estabelecimentos aderentes são duplamente beneficiados. «Temos, pois, uma iniciativa que abrange mais negócios, oferece melhores prémios e traz novo dinamismo ao comércio e, consequentemente, à cidade», destacou, Cristina Pedra.
Não existindo quaisquer custos, a vice-presidente da CMF apela para que os comerciantes participem nesta iniciativa, através da inscrição no formulário disponível no site oficial do Município do Funchal, a partir do dia 1 de fevereiro.
Aos clientes, fica também o apelo para que privilegiem o consumo no comércio tradicional, uma forma de promover a sustentabilidade e de apoiar a economia local e a manutenção dos postos de trabalho.