Funchal hoje é uma cidade digital e tecnológica: Pedro Calado destaca evolução e modernização dos serviços da CMF
Pedro Calado destacou hoje, na conferência “Tecnologia, o futuro agora”, da MEO Empresas, a decorrer durante todo o dia, o Savoy, o desenvolvimento digital e tecnológico que o Funchal tem tido, salientando ainda a miríade de serviços on-line que os munícipes têm acesso, apontando, contudo, que não é possível «esquecer» o lado humano e «personalizado» dos serviços até porque, como explicou, mais de 33% da população tem mais de 65 anos.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, que participou com o CEO do Grupo Savoy, Roberto Santa Clara, no primeiro painel do dia – “Como é que a tecnologia melhora a experiência de clientes e cidadãos” enumerou alguns dos serviços e investimentos municipais que estão a ser feitos no digital e novas tecnologias, afirmando que estas experiências são cada vez mais integrais. Isto é, há cada vez mais serviços disponíveis.
Ainda assim, como destacou, é uma realidade que vai sendo construída,d ando o exemplo, até, dos serviços do urbanismo, cujo “work flow” o município também pretende colocar on-line e ao alcance dos cidadãos, até porque o objectivo é dar respostas mais rápidas aos cidadãos, já que a rapidez é um requisito e exigência dos tempos.
Todavia, como alertou, todo este desenvolvimento digital e tecnológico, nomeadamente ao nível das comunicações exige obras físicas primeiro, o que nem sempre é do agrado dos cidadãos, sobretudo dos mais velhos quando também implicam mudanças posteriores.
O autarca salientou que hoje a plataforma on-line da CMF tem já 130 mil utilizadores, apontando ainda, como exemplo de investimento e desenvolvimento, o CCIF do Funchal, em concreto com as parcerias e salas dedicadas aos e-games, bem como o CIGMA (Centro Integrado de Gestão Municipal) e ainda o investimento que está a ser efectuado na telegestão da água, o qual, frisou, já permitiu reduzir em um terço as perdas de água, o que vai beneficiar não só os cofres da autarquia mas também os preços que os consumidores pagam.