Funchal homenageia bombeiros da Região Autónoma da Madeira com estátua
O local já está a ser equacionado
O Funchal vai homenagear os bombeiros do Funchal e da Região Autónoma da Madeira com uma estátua e já está a ser equacionado o local para isso. O anúncio desta homenagem foi feito, hoje, por Pedro Calado na cerimónia dos 135 anos da corporação dos Bombeiros Sapadores do Funchal (BSF), que decorreu na Praça do Município e na Sala da Assembleia Municipal.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal valorizou «todo o trabalho» que os bombeiros tem tido, «no Funchal», mas também na «Região», destacando ainda «a importância» que é, para a cidade e para a população, ter uma «corporação devidamente equipada e profissional», lembrando, nesse sentido, as calamidades de 20 de Fevereiro de 2010 e os incêndios de 2016, bem como as alterações climáticas em curso, dando exemplo das vagas de calor e de chuva (depressão Óscar) ocorridas este ano.
Em termos futuros, o autarca referiu a necessidade de os BSF continuarem a ser «uma corporação preparada e qualificada, com recursos humanos jovens e com formação», sendo isto que está acontecer, consoante explicou.
A CMF investiu recentemente 100 mil euros no quartel dos BSF, o que permitiu melhorar as condições de trabalho, não esquecendo as questões remuneratórias, já que tem sido efectuado um forte investimento na equiparação dos vencimentos aos bombeiros sapadores, daí a antecipação, em dois anos, da conclusão deste processo, num investimento municipal de mais de 500 mil euros.
Recentemente entrou ao serviço uma nova ambulância, cedida pelo SRPC (Serviço Regional de Protecção Civil), tendo sido assinado o protocolo para a aquisição de uma nova ambulância, perfazendo, estes dois investimentos, cerca de 200 mil euros.
Outra questão que vai avançar embora ainda esteja dependente de outras entidades é a formalização do centro de Formação dos Bombeiros Profissionais da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, estabelecendo um Polo de Formação da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa na RAM.