Funchal investe 150 mil euros num novo acesso automóvel em São Gonçalo
A 1.ª fase da obra que se caracteriza pela abertura de um novo arruamento no sítio de São João Latrão, zona alta da freguesia de São Gonçalo, fica pronta em maio de 2022. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, após visitar o andamento das obras, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas, dos empreiteiros da obra e dos engenheiros do Departamento de Infraestruturas e de Equipamentos.
A obra vai permitir o acesso automóvel a um núcleo habitacional existente junto à Vereda da Cova. Esta 1.ª fase tem uma extensão global de cerca 80 metros, estando projetada uma 2.ª fase para a sua continuação com cerca de 395 metros, cuja execução poderá ser objeto duma eventual e futura nova empreitada, sujeita ainda a avaliação.
Para a execução deste arruamento, a partir do Caminho de São João Latrão, criou-se um ramal que ocupa um troço da Vereda da Cova de forma a beneficiar um número mais abrangente de casais. A plataforma é de 4,50 m, com uma faixa de rodagem de 4,00 m e uma valeta com 0,50 m que servirá de drenagem pluvial e de canal de rega. No final do troço a construir será criada uma zona alargada para permitir a inversão de marcha.
Dos trabalhos a executar consistem a construção de uma nova rede de abastecimento de água e de esgotos domésticos incluindo ramais domiciliários, a construção duma valeta que servirá de drenagem e canal de rega e a pavimentação da faixa de rodagem em betuminoso. A melhoria das acessibilidades e a criação de estacionamentos nas Zonas Altas das Freguesias do Funchal éum dos compromissos assumidos por Pedro Calado para este mandato.
O presidente da autarquia do Funchal considera estas obras necessárias de modo a proporcionarem melhores acessos das pessoas às suas habitações, mais mobilidade, como também o acesso de viaturas de emergência. «Pretende-se garantir mais qualidade de vida às populações», sublinha,
Pedro Calado pretende ao longo do mandato resolver uma série de questões relacionadas com os acessos em todas as freguesias e criar novas acessibilidades para aqueles que hoje não conseguem chegar de carro às suas casas.