Funchal investe 800 mil euros na remodelação da Escola do Tanque em Santo António
A obra deverá avançar no verão
A Câmara Municipal do Funchal vai realizar obras de remodelação na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque, na freguesia de Santo António, num investimento plurianual, 2024 e 2025, estimado em 800 mil euros.
“O projeto está a ser elaborado pela autarquia e tem por objetivo requalificar e recuperar o edifício e o anexo ao campo desportivo, valorizando e modernizando os espaços”, anunciou a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, no âmbito de uma visita à Escola, juntamente com o vice-presidente, Bruno Pereira, a vereadora Helena Leal, o presidente da Assembleia Municipal, José Luis Nunes e o Presidente da Junta de Freguesia, Ilídio Castro.
Cristina Pedra referiu que a empreitada consiste numa intervenção em cerca de 2000 m2 de área construída, visando melhorias nas condições de segurança, condições de utilização e melhoria dos circuitos de circulação da escola”.
O concurso público será lançado em breve, estimando que a obra tenha o seu início no verão deste ano e conclusão em 2025. “Uma obra que será executada por fases para não perturbar o normal funcionamento da atividade letiva”, realçou a autarca.
“A empreitada engloba a criação de um ginásio; um novo sistema de segurança contra incêndios; uma nova rede elétrica; substituição das caixilharias, com isolamento térmico.
Inclui também trabalhos de pintura no interior e no exterior do edifício, com revisão da cobertura e da estrutura de betão e ajustes nas divisões para otimizar a entrada de luz natural.
A renovação das instalações sanitárias e dos pavimentos será abrangente, com o objetivo principal de proporcionar melhores condições de aprendizagem e trabalho para alunos, professores e funcionários”, indica a autarca.
A presidente da autarquia reitera a aposta do atual executivo municipal na educação, lembrando que estão orçamentados, para este ano, além deste investimento, mais 150 mil euros em termos de equipamentos básicos para as escolas do município.
“Isto demonstra a importância que a autarquia do Funchal dá a esta área, não apenas neste campo da requalificação das infraestruturas que temos vindo a realizar nas escolas do município, mas, principalmente, nos apoios sociais, nomeadamente com os Programas de Atribuição de Manuais Escolares para o Ensino Básico, de Acesso a Bolsas a Estudantes do Ensino Superior, e de Apoio à Natalidade e à Família.