Funchal investe 918 mil euros no canil municipal do Vasco Gil
Inicio de procedimento vai a Reunião de Câmara desta quinta
A Câmara Municipal do Funchal vai avançar este ano com as obras de remodelação geral do canil municipal, localizado no sítio do Vasco Gil, na freguesia de Santo António.
O início do procedimento concursal vai à reunião de Câmara desta quinta-feira. Trata-se de um investimento de 918 mil euros.
A obra visa dotar o Canil de melhores condições de funcionamento bem como permitir, após a conclusão esta intervenção, que o mesmo seja licenciado como Centro de Recolha Oficial.
A intervenção inclui o licenciamento do crematório, além de incidir sobre a generalidade dos espaços existentes com o objetivo de aumentar o número de jaulas disponíveis, no fundo, adianta o presidente da CMF, “vamos melhorar significativamente as condições dos espaços destinados aos animais e áreas comuns, bem como o funcionamento da área administrativa e dos serviços de apoio.
Pedro Calado destaca ainda que as plataformas destinadas aos canídeos serão todas intervencionadas. As jaulas existentes serão todas demolidas e construídas de raiz 110 jaulas, sendo que 10 destas jaulas serão destinadas a ninhadas. As novas jaulas terão melhores condições térmicas e de luminosidade. A atual cobertura do gatil será substituída e será executada uma nova divisória interior e fornecidas novas jaulas individuais para recobro ou tratamento dos felídeos.
A intervenção contempla ainda um novo gabinete administrativo, balneários/vestiários de apoio, uma pequena copa e uma nova área destinada a lavandaria e armazém de apoio.
O autarca lembra que o canil municipal gerido atualmente pela AMAIS-Associação Madeira Animais sob tutela do Departamento do Ambiente da CMF, é um espaço com cerca de 20 anos e têm sofrido diversas intervenções de adaptação dos espaços em função das necessidades que vão surgindo em resposta à problemática da causa animal.
Nova conduta de água potável vai abastecer canil municipal do Vasco Gil
O Presidente da autarquia realça que paralelamente ao presente concurso decorre outra empreitada para a instalação de uma nova conduta de água potável (extensão aproximada de tubagem 1200 m), e todos os trabalhos necessários à sua correta execução, para abastecimento ao Canil, num troço compreendido entre a Estrada da Eira do Serrado até ao referido Canil, através do arruamento existente designado por “Entrada para a sucata” do Vasco Gil.