Funchal já programou primeiros investimentos fruto da taxa turística: equipamentos de limpeza urbana, reparação de pavimentos, manutenção de jardins e mobilidade, são as áreas escolhidas
A aprovação do Regulamento da Taxa Turística esteve, hoje, em destaque, nas conclusões da Reunião de Câmara, como anunciou a presidente da autarquia.
A Taxa Turística, entra em vigor, «a partir de 01 de Outubro», como explicou Cristina Pedra, adiantando que são dois euros, por cada dia, isto no máximo de sete, havendo «isenções, nomeadamente para crianças até aos 12 anos».
A presidente da autarquia adiantou ainda que, para os cruzeiros, a Taxa Turística, só vigora a partir de janeiro de 2025.
Sobre o uso a dar às primeiras verbas provenientes da Taxa Turística que, até ao final deste ano, deverá trazer cerca de um milhão e 600 mil euros, a presidente da CMF esclareceu que serão usadas quer para investimentos (novos equipamentos), quer para obras de manutenção.
Realçando que o Funchal está a ter um significativo afluxo de turistas, Cristina Pedra aponto que serão adquiridos equipamentos, «para a limpeza urbana, no valor de 302 mil euros», bem como servirão para a «reparação de pavimentos (de estradas), no valor de 550 mil euros, mais 336 mil euros para a «manutenção de jardins», a que se acresce «228 mil euros», para «eventos culturais», não faltando a mobilidade com 144 mil euros, sendo que ainda haverá a comparticipação «de dois e meios por cento» para as unidades em que se alojam os turistas.