Funchal Jazz Festival volta a apresentar um “cartaz de excelência e inovador”
Cristina Pedra sublinha que este é o evento em que a “autarquia mais investe financeiramente”
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) investe, este ano, 170 mil euros na 24ª edição do Funchal Jazz Festival, elevando uma vez mais a fasquia de 8 dias de concertos, com a participação de artistas regionais, nacionais e internacionais, distribuídos por dois palcos do Auditório do Jardim Municipal, de 29 de junho a 3 de julho, e do Parque de Santa Catarina, de 4 a 7de julho.
Na apresentação do evento, que decorreu esta tarde, no salão nobre da CMF, a presidente da autarquia do Funchal, Cristina Pedra, destacou a “excelência e o carácter inovador” do Festival, sendo o evento em que a “autarquia mais investe financeiramente”, representando uma “marca cultural da cidade do Funchal”, cujo objetivo, sublinhou, passa por uma “cidade dinâmica”, levando a cultura à população, além de ser uma” marca nacional que reflete a longa tradição do jazz no Funchal.
Cristina Pedra reiterou a aposta do atual executivo Municipal nos” artistas regionais” e em “jovens talentos”.
“Esta é claramente uma das áreas que se compagina com o nosso foco de investir em quem vive na região”, reforçou, realçando que “este modelo que inclui o Auditório do Jardim Municipal e o Parque de Santa Catarina que se iniciou em 2022, para dar mais palco aos nossos artistas permitiu-nos comprovar que o jazz madeirense é cada vez mais capaz de romper com o nosso estatuto de insularidade e possuir um nível de excelência que compete com o que se faz além-fronteiras”.
A autarca sublinhou que o evento contará com a presença de mais de 60 artistas de renome regional, nacional e internacional, sendo que quase 70% destes artistas são madeirenses ou vivem na Madeira e passaram pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes.
Cristina Pedra realçou também que “são muito poucas as cidades portuguesas que se podem orgulhar de ter duas orquestras profissionais em funcionamento: a Orquestra Clássica da Madeira e a Orquestra de Jazz do Funchal.
Os alunos finalistas do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz têm a oportunidade de fazer as suas provas finais no âmbito do Funchal Jazz Festival e também têm a experiência de pisar o palco, contribuindo para a sua formação.
Além dos concertos, haverá a realização de três ações de formação no Salão Nobre do Conservatório, as jam sessions no Qasbah Live Music & Cocktails e a atuação do Funchal Jazz Rhythm Kings pelas ruas no dia 30 de junho e dia 2 de julho, e a bordo de um autocarro no dia 1 e 3 de julho. Integrada no Festival, terá lugar ainda uma Exposição sobre a história do Jazz, patente ao público no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Coube a Paulo Barbosa, diretor artístico do evento fazer a apresentação dos músicos que vão estar em palco, tendo anunciado o lançamento de dois discos no decorrer do Festival. Um terá lugar no concerto de abertura pelo Madeira jazz Collective e outro por Francisco Andrade Trio, no auditório do Jardim Municipal.
Os bilhetes para o Funchal Jazz Festival encontram-se à venda na MEO Blueticket. Os ingressos para cada um dos dias 4, 5 e 6 de julho custam 15 euros, e o pass para estes 3 dias ao preço de 35 euros. Já os bilhetes para o concerto extraordinário de 7 de Julho – Noite Melro Preto custam 10 euros.
Programação: concertos Auditório do Jardim Municipal – 19h00
Sábado – 29 de junho
Catarina Miranda
Domingo – 30 de junho
Maria José Leal
Segunda-feira – 1 de julho
PAPs Cepam
Terça-feira – 2 de julho
Juliana Mendonça Sexteto
Francisco Andrade Trio
Quarta-feira – 3 de julho
Emanuel Inácio Quarteto
João Paulo Rosado Quarteto
Programação: concertos no Parque de Santa Catarina – 21h30
Quinta-feira – 4 de julho
Madeira jazz Collective
Vijay Iyer Trio
Sexta-feira – 5 de julho
Eduardo Cardinho
Bill Charlap Trio
Sábado – 6 de julho
Mano a Mano & Orquestra de Jazz do Funchal
Miguel Zenón Quartet
Domingo – 7 de julho
Joshua Redman
Group Featurning
Gabrielle Cavassa