Funchal na rota dos grandes navios
A Câmara Municipal do Funchal é a partir de ontem membro executivo da Cruise Lines International Association (CLIA) – a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo – passando a ser a primeira entidade a nível nacional a ser parceira desta relevante associação.
O memorando de acordo foi assinado ao início da tarde entre o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, o Diretor Geral da CLIA para a Europa e o representante da CLIA em Portugal.
Pedro Calado não tem dúvidas que «o turismo de cruzeiros tem um importante impacto para a economia da cidade, contribuindo para a sua dinamização em diversas áreas, nomeadamente, na organização de excursões, serviços de táxi, viaturas de animação turística, serviços de empresas marítimo-turísticas, de restauração e comércio em geral».
Razões que o levam a reconhecer o Porto do Funchal como um importante ativo para a cidade, sendo porta de entrada para 25% dos turistas que visitam anualmente a Madeira. «Relembro que em 2019 o Porto do Funchal foi líder nacional, tendo recebido cerca de 300 escalas de navios de cruzeiros, o que representou quase 600 mil passageiros», sublinha o Presidente da CMF.
Neste contexto, Pedro Calado realça que «a parceria que se estabelece com a CLIA vem permitir que o Município possa estar representado naqueles que são os principais encontros da Indústria de Cruzeiros, tendo assim oportunidade de promover a Cidade do Funchal como destino de turismo de cruzeiros, e trabalhar em conjunto com as companhias de cruzeiros, no sentido de melhor conhecer aquelas que são as suas expetativas relativamente à cidade do Funchal».
Este aspeto, enfatiza, «permite-nos conhecer melhor quem nos visita e o que esperam da cidade, para além de potenciar o Funchal como destino para a realização de eventos internacionais, atraindo as companhias para a realização de alguns dos seus eventos internacionais no Funchal».
Esta parceria Cruise Lines International Association (CLIA), foi concretizada, em articulação com o Governo Regional, com vista a potenciar e maximizar a estratégia da Madeira, neste caso concreto no que se refere à divulgação e promoção do turismo de cruzeiros e do porto do Funchal.