Funchal otimiza circuitos de limpeza e remoção do lixo
Município rentabiliza investimentos de 6,34 milhões de euros
A Câmara Municipal do Funchal tem vindo a efetuar um grande investimento na renovação da frota e dos equipamentos afetos ao Departamento de Ambiente. Até à data, a atual vereação já adquiriu um total de 39 viaturas para a remoção de resíduos e limpeza urbana cidade, para além de 23 equipamentos industriais e contentores de transferência, num investimento que já supera os 6 milhões de euros.
“A aquisição destas viaturas de apoio aos serviços, permitiu-nos, ao nível da limpeza urbana, chegar a mais zonas, com maior frequência e ganhos de eficiência e qualidade no serviço prestado”, refere Nádia Coelho, vereadora com o pelouro do Ambiente.
“Neste momento, conseguimos, nos três turnos de trabalho (manhã, tarde e noite), estender o serviço a mais arruamentos, quer ao nível da lavagem, quer da varredura, que continua a garantir a limpeza do centro e, agora, consegue também ir a mais áreas da periferia, algumas mesmo nas zonas altas do município”, explica Nádia Coelho.
“Para que se perceba melhor, a extensão média diária de varredura mecânica passou de 30 para 50 quilómetros por dia”, assegura.
“Em relação à lavagem, estamos apenas a realizá-la no turno noturno, para evitar constrangimentos aos transeuntes e à circulação motorizada. Ainda assim, com a aquisição de novos autotanques, estamos a lavar mais túneis e arruamentos mais estreitos, e conseguiu-se, diariamente, lavar e desinfetar mais do dobro da área, utilizando cerca de 87.000 litros de água não potável”, garante Nádia Coelho.
“Deste modo adequamos a limpeza urbana aos novos desafios que nos são diariamente colocados, alguns dos quais por via da maior pressão que é feita nas infraestruturas públicas, derivada do aumento de visitantes na cidade”, refere a vereadora do Funchal.
Este ano, a Câmara Municipal do Funchal também reestruturou os circuitos de remoção de lixo em São Martinho.
“Começamos por esta freguesia, por ser aquela que tem maior área residencial. Estamos a começar mais cedo e, como tal, a acabar mais cedo. A remoção de resíduos indiferenciados, anteriormente efetuada a partir das 20h, passou a ser feita a partir das 15h, abrangendo, neste momento, cerca de 40 arruamentos.
A Câmara do Funchal prevê ainda adquirir mais 10 viaturas e 2 equipamentos para processamento de resíduos, prevendo um investimento de 1,5 milhões de euros.
Nádia Coelho espera, em breve, reestruturar outros circuitos de remoção, em outras freguesias do Funchal.
Nota: Os 40 arruamentos de São Martinho, cujos circuitos foram reestruturados, são: Rampa do Pico da Cruz, Rampa João Paulo II, Rampa da Rua Velha da Ajuda, Beco da Pedra Mole, Rua da Fundação Zino, Rua Professora Marta Franco, Entrada da Fundação Zino, Travessa da Fundação Zino, Azinhaga da Casa Branca, Bairro da Ajuda (Norte), Rua da Encosta do Pico da Cruz, Rua Conselheiro Dr. Manuel José Vieira, COOHAFAL Ajuda (Rua João Paulo II), Rampa da Levada dos Piornais, Rua do Alto do Amparo, Rua Vale do Amparo, Rua Vista Mar, Rua Nova do Pico, Impasse 1 do Caminho do Engenho Velho, Caminho do Pico da Cruz, Rua Raúl Chorão Ramalho Arquiteto, Rua do Engenho Velho, Impasse do Caminho do Engenho Velho, Rua Nova do Pico, Beco da Fruta (Sul), Beco da Fruta (Norte), Caminho da Nazaré, Beco da Amoreira, Rampa da Casa Branca, Rua da Amoreira, Rua António de Sousa, Rua da Levada dos Piornais, Rua Manuel Luís Vieira, Rua Marta Telles Pintora, Urbanização Azinhaga da Nazaré, Rua Élia Pimenta, Rua Henrique Franco Pintor, Travessa Henrique Franco Pintor, Beco da Azinhaga da Nazaré, Barreiros Residence 11 (Rua das Virtudes).