Funchal pondera avançar com a expropriação de terrenos para solucionar o problema do estacionamento e novas acessibilidades em Santo António
Pedro Calado diz que as negociações, com vista à disponibilização dos terrenos, não têm resultado
A Câmara Municipal do Funchal tem vindo a encetar negociações, com vista à disponibilização ou à aquisição amigável de terrenos, para a criação de bolsas de estacionamento, nas zonas altas da freguesia de Santo António. Contudo, as negociações com os proprietários não têm sido bem-sucedidas. A revelação é feita pelo Presidente da CMF, Pedro Calado, chamando a atenção que o grande problema reside no facto da maioria dos terrenos ser pertencente a heranças indivisas, em que não há entendimento entre os herdeiros e alguns não se consegue identificar.
Pedro Calado, acompanhado do vereador das Obras Públicas, Bruno Pereira e do presidente da Junta de Freguesia, Ilídio Castro, visitou vários locais onde a autarquia pretende avançar com as respetivas obras.
Para já, foram identificados dois terrenos, um no Caminho do Curral Velho e outro no Caminho do Pomar do Miradouro com vista à criação de bolsas de estacionamento.
O presidente da CMF anunciou ainda que autarquia irá desenvolver outros projetos para novas acessibilidades, nomeadamente no Laranjal Pequeno com acesso ao Ribeiro Lavadouro, beneficiando cerca de 40 habitações.
Pedro Calado reafirma que a melhoria das acessibilidades e dos estacionamentos, particularmente nas Zonas Altas, onde reside muita população, são uma das prioridades do seu executivo municipal. “Nós estamos no terreno a trabalhar em conjunto com a Junta da freguesia e com o governo regional, para encontrar as melhores soluções, porque sabemos que estes investimentos, revindicados pela população, são necessários. Vão permitir um melhor acesso às suas residências, maior segurança, no fundo vão garantir melhor qualidade de vida às populações que residem nestas zonas”, assegurou.
O autarca recorda que recentemente foram inauguradas duas importantes acessibilidades nas Zonas Altas do concelho do Funchal, nas freguesias de São Roque e Santo António, resultantes de parcerias entre as Juntas de Freguesias, Câmara Municipal do Funchal e Governo Regional.
Em São Roque, foi inaugurado o novo arruamento entre o Galeão e a Bugiaria, em Santo António foi feita a canalização da ribeira, bem como um novo arruamento de ligação da Estrada Comandante Camacho de Freitas ao Sitio da Casa Branca.
Para além da questão da mobilidade dos sítios onde se inserem, sublinhou que estes arruamentos permitem uma melhor resposta por parte dos Bombeiros e outros agentes da Proteção Civil, em caso de incêndios florestais ou outras catástrofes naturais.