Funchal prepara apresentação da candidatura a Capital Europeia da Cultura
A próxima fase de pré-seleção do processo de seleção da Capital Europeia da Cultura 2027, realizar-se-á de 8 a 10 de março de 2022, com a realização das audiências, que decorrerão no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
As 12 cidades em concurso – Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real – encontram-se numa fase de seleção da comitiva, que deverá realizar a apresentação oral da candidatura, perante um painel de 12 jurados nacional e internacional, sendo que a avaliação será baseada no conteúdo e no nível de informação prestados.
O painel de jurados é composto por dez elementos nomeados pelas instituições e órgãos europeus (Parlamento Europeu, o Conselho, a Comissão e o Comité das Regiões) e dois elementos nomeados pelo Ministério da Cultura, em consulta com a Comissão Europeia.
No dia 11 de março, será realizada uma reunião e deliberação dos jurados independentes, à porta fechada, sobre as cidades que passarão à seleção final, sendo nesse mesmo dia anunciado, em conferência de imprensa, os resultados finais. O Funchal saberá, nessa altura, se continua na corrida a Capital Europeia da Cultura.
O Funchal prepara-se junto com a equipa que colaborou na coordenação e elaboração do dossier de Capital Europeia da Cultura para esta pré-seleção, numa lógica de continuidade do trabalho desenvolvido.
Assim, no próximo dia 9 de março, pelas 11:30, em Lisboa, o presidente da CMF, Pedro Calado, juntamente com Maurício Marques, responsável pela empresa que efetuou o processo de candidatura, juntamente com Raquel Brazão, atual diretora do departamento de cultura da autarquia e Sandra Nóbrega, responsável pela divisão de cultura da CMF, estarão presente no Centro Cultural de Belém para efetuarem a apresentação do projeto.
A candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura é um projeto regional, participado por 11 municípios, que pretende posicionar o Funchal como plataforma agregadora das Regiões Ultraperiféricas, contribuindo também para um intercâmbio entre instituições que permita aos agentes culturais e artistas acrescentarem valor às produções artísticas e integra ainda 139 projetos de 87 parceiros internacionais de 18 países que foram aprovados no âmbito da Open Call Funchal 2027 e cujo financiamento depende da seleção do Funchal à fase seguinte.
Recorde-se que a cidade vencedora recebe um prémio de 1.5 milhões de euros, além de 25 milhões de euros do Orçamento de Estado.
De acordo com o calendário oficial, a última reunião de seleção deverá ocorrer no último trimestre de 2022, em Lisboa e a designação da Capital Europeia da Cultura em 2027, está prevista para início de 2023.