Funchal promove uma semana dedicada às alterações climáticas
‘Funchal Climate Week’ decorre de 17 a 21 de fevereiro e reúne figuras de referência, entre os quais Viriato Soromenho Marques; Luísa Schmidt e António Costa Silva
O Município do Funchal realiza, entre os dias 17 a 21 de fevereiro, a ‘Funchal Climate Week’, uma semana que coloca em destaque a temática das alterações climáticas.
A vereadora da Câmara Municipal do Funchal, que tem o pelouro da Ação Climática, Nádia Coelho, explica que o evento, que reúne alguns dos principais especialistas de várias áreas, tem como objetivo “refletir sobre o impacto das mudanças climáticas, e os seus desafios numa cidade insular como o Funchal”.
A autarca lembra que “as alterações climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo, que afetam diretamente o presente e impactarão o futuro da humanidade. O aumento das temperaturas, os fenómenos climáticos extremos, a escassez de recursos naturais e a perda de biodiversidade são questões urgentes que exigem ação imediata”.
A vereadora reitera o compromisso do Município do Funchal com “um futuro mais sustentável, resiliente e preparado para os desafios climáticos do século XXI”.
O programa é “vasto” e “abrangente”, envolvendo todas as faixas etárias, sensibilizando e promovendo a mudança de hábitos mais sustentáveis.
Das várias iniciativas agendadas, Nádia Coelho destaca a apresentação do Plano de Ação Climática do Funchal, sendo este o primeiro município da Região Autónoma da Madeira a ter um plano desta natureza, o que “marca um passo fundamental na construção de estratégias adaptadas às especificidades do nosso território”.