Funchal reabilita sede da AMI – Obras no valor de 200 mil euros iniciam-se em Outubro
A Vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Helena Leal, realizou recentemente uma visita às instalações da Delegação na Madeira da AMI/Centro Porta Amiga. Trata-se de mais um contacto de proximidade entre a CMF e a associação, que se junta ao Município do Funchal, nos seus projetos implementados, sobretudo nas Politicas com as PSSA (Pessoas em situação de sem abrigo).
A AMI está sediada na Rua das Pretas, no Funchal, ao abrigo de um Contrato de Comodato celebrado entre o Município do Funchal e a AMI/Centro Porta Amiga, datado de julho de 1996.
Dada a necessidade de uma intervenção/obra de reabilitação no edifício sede da AMI/Centro Porta Amiga, já este ano, inicio de outubro, será realizada uma obra de reabilitação das instalações da Assistência Médica Internacional/Centro Porta Amiga, por parte da CMF. O valor orçamentado fixa-se cerca dos duzentos mil euros.
Finda esta intervenção de reabilitação, e no âmbito do Contrato de Comodato supracitado, as instalações serão novamente entregues à AM|/Centro Porta Amiga, para dar continuidade ao desenvolvimento das ações específicas do “Projeto Abrigo dos Sem-Abrigo”.
Enquanto decorre a intervenção planeada, de outubro de 2023 a março 2024, a AM|/Centro Porta Amiga vai funcionar em instalações provisórias, cedidas pelo Comando Militar da Madeira, na Rua da Carreira, no Funchal, nos antigos serviços de RH do Exército. Pela proximidade entre os dois espaços, fica facilitada a deslocação dos utentes habituais dos serviços de refeitório, vestuário, apoio social, Clube de Emprego ou entrega de bens alimentares, do Centro Porta Amiga do Funchal.
Na visita da vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Helena Leal, foi ainda realizado um ponto de situação sobre o convite da Fundação AMI para a associação do Município do Funchal ao Projeto a submeter à Comissão Europeia: “From Words to Action: Youth Leading the Fight Against Discrimination” (“Das Palavras à Ação: Jovens a liderar a luta contra a discriminação”). Trata-se de um projeto que integra o Plano Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação do Funchal, apresentado aos Conselheiros que estiveram presentes no último Conselho Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação, presidido pela Vereadora Helena Leal.
Neste Projeto, desenhado no âmbito da call europeia CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, a AMI encontra-se em parceria com a organização Make it Better, sedeada em Cuba do Alentejo, e com o Foundation Institute for Socio-Economic Balance, da Polónia. Juntas, na Madeira, mais concretamente no Funchal, com o patrocínio institucional da autarquia, pretendem contribuir para uma sociedade mais informada e sensibilizada para a luta contra a discriminação e todo e qualquer tipo de racismo, nas escolas portuguesas e polacas, pois acreditam que a discriminação só se combate com educação.
Na fase de implementação deste projectio, a Câmara Municipal do Funchal vai empenhar-se na divulgação do projeto e das calls, bem como incentivar as escolas do Município à participação, estando previstas sessões de trabalho sobre as temáticas da igualdade, tais como a inclusão, o racismo, e a xenofobia, entre outros. Prevê-se ainda a realização de intercâmbio entre as escolas participantes.