Funchal reforça contentores de resíduos para o Fim-de-Ano: 2023 tem um incremento de 10% face ao ano anterior
Departamento de Ambiente da CMF convoca 123 funcionários, mais 20 viaturas, para as limpezas do primeiro do ano
A Câmara Municipal do Funchal reforçou o número de contentores para a deposição de resíduos, na noite do Fim-de-Ano, em 10% face a 2022, numa distribuição incrementada pela zona centro e baixa do Funchal, bem como pelos miradouros, num total de 263.
A vereadora Nádia Coelho, responsável pelo pelouro do Ambiente, entre outros, acompanhou hoje a colocação destes contentores.
«Este reforço de contentores tem o objectivo de minimiar a deposição indevida de resíduos pelo chão, como tem sido típico encontrar na manhã de 01 de Janeiro», aponta a vereadora, lembrando ainda que no 1º do ano não haverá recolha e que «com a colaboração de todos, conseguimos manter a cidade limpa e entrar da melhor maneira no Ano Novo»
A operação de limpeza da passagem de 2023/24 começa já na noite de 31, já que, até às 20:00, uma equipa de 12 funcionários do Departamento de Ambiente a circular entre a população, no centro, para ir recolhendo resíduos (copos/garrafas/guardanapos) e também a recolher as papeleiras mais cheias.
Para esta operação de limpeza, estão convocados cerca de 123 trabalhadores, entre eles motoristas, cantoneiros de limpeza, encarregados e chefes de serviços e 20 viaturas tais como 5 auto-varredouras, 5 viaturas de caixa aberta, 6 mini-veículos e 4 viaturas de recolha de resíduos, sendo que, no primeiro do ano, a prioridade das limpezas será o centro e baixa do Funchal.
Mas note-se que os preparativos da passagem de ano iniciam-se na segunda quinzena de dezembro com a limpeza de todos os miradouros do Funchal e arredores.