Funchal reforça limpeza urbana para o Carnaval
Atendendo às festividades de Carnaval, a Câmara Municipal do Funchal reforçará a limpeza urbana, para garantir que os espaços onde ocorrem os festejos estejam constantemente limpos, todos os dias, num horário muitíssimo alargado, entre as 07h00 e as 03h00.
Registe-se ainda que a autarquia vai reforçar a zona centro do Funchal com cerca de 121 contentores, com o objetivo de minimizar a deposição indevida de resíduos pelo chão (75 na Avenida do Mar, 40 na Avenida Arriaga, 6 no Jardim Municipal).
Após os cortejos de Carnaval (sábado e terça-feira), haverá a habitual operação de limpeza, incluindo a varredura e lavagem dos arruamentos, recolha dos resíduos e recolha dos contentores.
Para além das avenidas onde decorrem os cortejos (Avenida Sá Carneiro e Avenida do Mar), as operações de limpeza estendem-se a todos os espaços e arruamentos do centro do Funchal onde irão decorrer os restantes festejos, nomeadamente a Avenida Arriaga, a Praça do Povo e a Praça do Mar.
Deste modo, para cada operação de limpeza foram convocados os seguintes meios:
Cortejo Alegórico (sábado, dia 18 de fevereiro)
Durante o dia está assegurada a limpeza constante da cidade, com equipas de trabalhadores a circular entre a população, para recolher resíduos abandonados (copos, garrafas, guardanapos, etc.) e as papeleiras mais cheias.
Para a limpeza após o cortejo, ou seja, entre as 19h00 e as 04h00, estarão de serviço cerca de 70 trabalhadores, auxiliados por 17 viaturas: 5 auto-varredouras, 2 autotanques, 3 minimotas e 7 viaturas de caixa aberta.
Cortejo Trapalhão (terça-feira, dia 21 de fevereiro)
Entre as 15h00 às 00h00 foram convocados cerca de 80 trabalhadores, auxiliados por 16 viaturas: 4 auto-varredouras, 3 autotanques, 3 minimotas e 6 viaturas de caixa aberta, que irão garantir a limpeza de toda a baixa do Funchal após a passagem do cortejo.
O Carnaval é, como se sabe, uma época de muita alegria e diversão, no entanto é também uma época de produção de resíduos. Neste sentido, a vereadora do ambiente da Câmara Municipal do Funchal, Nádia Coelho, procura sensibilizar a população «para que depositem os resíduos nos contentores destinados para o efeito e não os joguem para o chão”.
Porque, como diz “o Funchal é de todos e todos devemos ter esta preocupação”.
Nádia Coelho reforça a mensagem com um apelo: «Neste Carnaval, por favor não suje o Funchal!»