Funchal reserva mais de um milhão para a Causa Animal
Causa Animal, nomeadamente o bem-estar animal, são prioridades para a Câmara Municipal do Funchal
Nesse sentido, a vereadora Nádia Coelho relembra a continuada aposta na causa animal, destacando as principais intervenções nesta área, começando pelo recém-desenvolvido site dedicado a esta causa e que apresenta toda a informação necessária para a adoção, as condições, os deveres e as obrigações dos tutores, diversas informações fundamentais sobre a área animal, e onde também pode conhecer muitos dos nossos animais que esperam por si, no Canil do Vasco Gil. www.canil.funchal.pt.
Outro destaque dado pela vereadora prende-se com as duas campanhas de profilaxia médica que a autarquia realiza, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, onde os animais de estimação (cães e gatos) são vacinados, desparasitados, identificados com Microchip, registados no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia) e licenciados na Junta de Freguesia, quando aplicável, realçando que é apenas disponibilizada a Vacina da Raiva (obrigatória por Lei para os canídeos) sendo recomendado o devido acompanhamento Veterinário para a realização a restante Protocolo Vacinal.
Por outro lado, conforme adianta, «o Município do Funchal trabalha arduamente no programa CED – Captura, Esterilização e Devolução, de gatos errantes no sentido de controlar a reprodução do elevando número destes animais existentes no Funchal». Além do mais, como acrescenta, «as famílias comprovadamente carenciadas, também beneficiam do apoio municipal, sendo gratuita a esterilização dos seus animais de companhia».
No ano de 2022, foram esterilizados 611 animais, no âmbito de protocolos existentes com a AMARAM, AMAW e AMAIS.
Aliás, explica Nádia Coelho, «recentemente foram assinados protocolos de cooperação com as Associações, Ajuda a Alimentar Cães, Vamos Lá Madeira e SPAD, no valor de 15.000€, no total, para a esterilização de animais errantes e de famílias carenciadas», sendo de salientar a «importância da esterilização como forma de controlo de ninhadas indesejadas, para o próprio bem-estar e saúde do animal e como combate ao lamentável número de animais abandonados».
Outro passo que a vereadora considera muito importante no âmbito da Causa Animal foi a inauguração, a 6 Outubro de 2022, do novo espaço municipal, dedicado à Causa Animal, situado na Rua da Alegria 14G, que já contabiliza um total de 657 atendimentos, com uma média mensal próxima de duas centenas.
«A procura por este espaço», explica Nádia Coelho, «incide, maioritariamente, para vacinação, recolha de animais, vistorias, havendo também o interesse nos procedimentos da adoção, voluntariado e entrega de donativos para o Canil Municipal».
Obras Canil do Vasco Gil custam quase um milhão de euros
Por outro lado, a Câmara Municipal vai avançar com obras de remodelação geral do canil municipal, localizado no sítio do Vasco Gil. Trata-se de um investimento de 918 mil euros.
«Esta obra visa dotar o canil de melhores condições de funcionamento bem como permitir, após a conclusão desta intervenção, que o mesmo seja licenciado como Centro de Recolha Oficial».
A intervenção inclui o licenciamento do crematório, além de incidir sobre a generalidade dos espaços existentes, melhorando significativamente as condições térmicas e luminosidade dos locais onde se encontram os animais, bem como o funcionamento da área administrativa e serviços de apoio, contemplando ainda um novo gabinete administrativo, balneários/vestiários de apoio, uma pequena copa e uma nova área destinada a lavandaria e armazém de apoio.
Refira-se que em Julho de 2022, a CMF assinou um contrato com a associação AMAIS para a manutenção e gestão do Centro de Recolha do Vasco Gil e do Abrigo da Fundoa, no valor de 320 mil euros + IVA, sendo que também no ano passado foi efectuada uma aquisição de 80 casotas para cães, com o fito de melhorar as condições dos cães alojados nas instalações municipais.
Campanha de Doação de Mantas e Cobertores mostra empenho e preocupação da população do Funchal com a causa animal
Sobre a importância que os funchalenses dão à Causa Animal, Nádia Coelho aponta o caso da adesão à Campanha de Doação de Mantas e Cobertores, integrada no Programa da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que a autarquia promoveu, em Novembro, com o objetivo de reutilizar mantas, cobertores, toalhas ou tapetes, atribuindo-lhes assim, uma nova utilidade.
Todos estes artigos, rececionados na sede da Causa Animal e Juntas de Freguesia do Concelho do Funchal, foram entregues ao Canil do Vasco Gil, servindo assim de aconchego, conforto e aquecimento, aos mais de 200 animais que se encontram à espera de um novo dono, à espera de um novo lar.
«O Município do Funchal agradece a todos a doação das 206 mantas, cobertores, toalhas, tapetes, camas e ração, recebidos durante a campanha e reconhece o empenho e a crescente preocupação da nossa população, pela causa animal», conclui a vereadora.