Funchal sensibilizou campistas para o usufruto consciente do Parque Ecológico durante o rali
Este ano foram emitidas mais licenças para acampar no PECOF
Com o objetivo de garantir a segurança de pessoas e bens e a utilização responsável das infraestruturas existentes, a Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ambiente e da Unidade do Parque Ecológico do Funchal, voltou a realizar um programa de sensibilização para o cumprimento de um conjunto de procedimentos em áreas distintas, nomeadamente proteção do solo, higiene e limpeza.
A vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, explica que dada a procura pelo Parque Ecológico, nomeadamente o Chão da Lagoa para assistir às várias passagens do Rali Vinho Madeira (RVM), o Município do Funchal decidiu intensificar, durante este período, as medidas de proteção e ações que garantam simultaneamente a proteção ambiental e o conforto aos campistas.
Nádia Coelho, acompanhada da sua equipa e com o apoio do “Simão”- a mascote do ambiente da CMF-, participou nas ações de sensibilização distribuindo kit´s de educação ambiental pelos campistas, designadamente um saco de pano, uma garrafa de água reutilizável, eco-cinzeiro, bem como panfletos apelando à correta separação dos resíduos e proteção da fauna e da flora ao seu redor.
“Nós queremos que os campistas adotem um comportamento responsável e amigo do ambiente”, reforçou a autarca., lembrando que todos os campistas autorizados estão obrigados ao cumprimento de regras
Houve um reforço das equipas durante 24 horas para apoio aos campistas e vigilância. “Reforçámos os meios de prevenção aos incêndios. No dia 4 de agosto, vamos ter duas viaturas dos Bombeiros Sapadores do Funchal (BSF), viaturas ligeiras do PECOF e uma viatura pesada florestal multifuncional. Para além disto estão em prontidão todos os meios disponíveis no Parque”, sublinhou.
Nas áreas de campismo e locais de maior concentração de pessoas, foram colocados mais sanitários e ecopontos. O apoio aos campistas será assegurado por elementos do PECOF, presentes da Casa do Burro.
Nádia Coelho deixou algumas recomendações aos campistas: usar locais próprios para fazer fogo, mantendo-se vigilante e no fim apagar completamente o fogo e as brasas; evitar comportamentos e utilização de equipamentos que possam provocar fogo; ligar o 112 se detetar um incêndio, uma fogueira ou queimada; utilizar as infraestruturas de forma adequada, deixando-as limpas para futuros utilizadores; utilizar com moderação os recursos, fechar bem as torneiras, e colocar os resíduos nos contentores corretos promovendo a reciclagem.
A Câmara Municipal do Funchal emitiu 75 licenças, que corresponde a 216 campistas em 95 tendas. Um número que ainda pode subir nas próximas horas. Face ao ano passado há um acréscimo de cerca de 33 participantes e mais 39 tendas.
Para acampar no Parque Ecológico do Funchal basta pedir uma licença, através https://www.funchal.pt/cmfonline/