Funchal terá estudo inédito sobre a emigração madeirense na ilha de Jersey
Foi ontem firmado um protocolo entre Pedro Calado, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, e Simon Cowcroft, Mayor da cidade de Saint Helier, com o propósito de reforçar o acordo de geminação entre estas duas cidades e estabelecer os termos de um estudo científico inédito, para avaliar o passado e o futuro da emigração madeirense na Ilha de Jersey.
“Nós temos um relacionamento muito forte com Saint Helier, que resulta de uma forte presença de madeirenses nas ilhas do canal, em resultado de décadas de emigração. O estudo que nós nos propomos fazer conjuntamente com Saint Helier é exatamente para estudar e investigar o que esteve na origem dessa emigração, os efeitos que teve na economia de Jersey e aquilo que nós podemos esperar para o futuro”, explicou Pedro Calado.
O estudo deverá estar concluído até ao final de 2025.
A ocasião foi aproveitada pelo Mayor de Saint Helier, para realçar a importância da comunidade madeirense no desenvolvimento da ilha, assim como da sua cultura, que já faz parte da vida dos habitantes de Jersey.
O Mayor Simon Cowcroft está em visita oficial ao Funchal, a convite do seu homologo Pedro Calado, com várias iniciativas agendadas para esta semana.