Funchal vai instalar um Baloiço Panorâmico junto à Fortaleza do Pico
A autarquia planeia avançar com a obra este ano
A Câmara Municipal do Funchal vai proceder à instalação de um baloiço panorâmico junto à Fortaleza de São João Baptista do Pico, popularmente designada como Fortaleza do Pico, na freguesia de São Pedro.
A presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, revela que o local, um “ex-libris” da Madeira, reúne todas as características, com enquadramento paisagístico, e com uma vista “deslumbrante” sobre o Funchal e o mar. “Pretende-se criar uma estrutura com identidade própria, diferente e única, que marque e releve pelo seu desenho o local onde ficará implantada, inspirada na Fortaleza do Pico, sendo este o Forte icónico na cidade, do qual sobressaem as suas lanças pentagonais, nas suas esquinas”, salientou.
A autarca realça que será mais um “ponto de atratividade” para quem nos visita, mas também para a nossa população que pode usufruir de um espaço de lazer magnífico e tirar “belíssimas” fotos do Funchal. “Será uma forma simples e eficaz de divulgar a cidade pelo mundo fora, já que as fotos que ali forem tiradas serão certamente muito divulgadas, nomeadamente nas redes sociais, tendo como pano de fundo uma envolvente esplêndida, quer seja vista para a serra ou para o mar”, sublinhou, adiantando que nas imediações existe um café de apoio para quem visita o local, que fica também próximo da Junta de Freguesia de São Pedro.
Cristina Pedra refere que “os baloiços panorâmicos estão a ser cada vez mais implementados pelo mundo fora, Portugal não foge a essa regra, contando no presente com muitos espalhados por todo o país, que são já uma forma de turismo temático, com turistas que se deslocam exclusivamente para onde haja baloiços panorâmicos e o Funchal vai investir nesta área”.
A autarquia do Funchal planeia avançar este ano com a obra, já articulada com o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Filipe. O projeto do baloiço está concluído, encontrando-se neste momento em fase de orçamentação. Foi elaborado pelo Departamento de Urbanismo, através da Divisão de Reabilitação Urbana, e envolve uma estrutura de madeira, com duas correntes que o suspenderão.
As lanças do baloiço serão colocadas na vertical, construídas com toros de madeira. Para se alcançar uma melhor estrutura para o baloiço estão previstos cinco toros amarrados entre si, por toros de menor diâmetro e as rótulas serão reforçadas no seu interior com bandas e vergas de ferro, estando também previsto um “letreiro” de identificação em ferro, pintado com tinta metalizada.