Funchal vence prémio de boas práticas na área da sustentabilidade económica social e ambiental
O Município do Funchal é um dos vencedores do prémio de Boas-Práticas ODS Local e receberá, também, o Selo ODS Local pela sua dinâmica na área da sustentabilidade económica, social e ambiental.
ODS Local é uma plataforma onde os municípios do país mapeiam projetos e iniciativas e onde são definidos indicadores e metas a atingir no âmbito do Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS).
Trata-se de um canal onde os municípios partilham a sua ação em prol da Agenda 2030 (definida pelas Nações Unidas, em 2015), e inspiram com a sua prática outros municípios a trilharem o caminho da sustentabilidade.
A Câmara Municipal do Funchal aderiu à Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS Local), em dezembro de 2020, tendo sido dinamizadas diversas ações através do Departamento de Economia e Cultura que, desde o primeiro momento, procurou envolver os diferentes departamentos municipais no mapeamento das práticas sustentáveis, ou promotoras da sustentabilidade. A par deste trabalho interno, o município tem procurado envolver atores locais externos ao município, também eles comprometidos com a sustentabilidade. É este o trabalho que é agora reconhecido a nível nacional.
O Prémio será atribuído formalmente na Conferência Anual ODSlocal, amanhã, dia 24 de novembro, na Universidade de Lisboa, com transmissão em direto, a partir das 15:30, e conta com a participação do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Na impossibilidade de se deslocar a Lisboa, o presidente da CMF, Pedro Calado, agradecerá a distinção, através de uma curta mensagem, onde relevará o trabalho desenvolvido pelos técnicos da autarquia, assumindo o compromisso do município do Funchal com a sustentabilidade. Um compromisso que é social, económico e ambiental, focado em estimular o investimento, a criação de empregos, o apoio aos mais necessitados e as boas práticas ambientais.