Funchal volta a incentivar ao comércio lançando nova edição do ‘+ Comércio Local’
São 15 mil euros, em prémios, que a CMF afeta a este sistema de incentivo ao consumo
A Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Funchal, lança nova edição ‘+ Comércio Local’.
A iniciativa visa dinamizar, incentivar e estimular o Comércio Local. A edição decorre entre fevereiro e maio de 2023, contando já com a inscrição de 173 lojas aderentes. Anunciou a vice-presidente da autarquia, Cristina Pedra, durante a apresentação da iniciativa que decorre após forte apelo dos comerciantes e cidadãos que reconhecem a importância destes incentivos do Município para o comércio e consumo, tendo sublinhado que a edição anterior “bateu todos os records” com uma adesão de 210 estabelecimentos comerciais e espera superar este número, este ano.
A iniciativa ‘+ Comércio Local’ consiste na atribuição de 1 cupão por cada 20€ em compras, até ao limite de 10 cupões, nos estabelecimentos comerciais aderentes, que depois de preenchidos deverão ser depositados numa tômbola, disponível para o efeito, no Balcão do Investidor, na Praça do Município.
Os três sorteios, a realizar em 31 de março, 28 de abril e 26 de maio, contam com a supervisão da Autoridade Regional das Atividades Económicas.
São 15.000€ em prémios, a utilizar, nas lojas aderentes à iniciativa. Os estabelecimentos que aderirem a este apoio, terão afixado na sua montra, um dístico de Loja Aderente. Os clientes ficam habilitados a um dos 60 prémios de 250 euros.
Cristina Pedra salientou que o investimento total da CMF neste programa que ultrapassa os 25 mil euros, tendo em conta toda a logística gráfica. O presidente da Câmara Municipal do Funchal considera que se os empresários apostarem na iniciativa, o retorno será muito maior, deixando a promessa de reforçar o valor do investimento, no próximo ano.
Pedro Calado apelou aos presidentes de Juntas de Freguesia para que sensibilizem os empresários a aderir a esta iniciativa que se estende a todo o concelho, sublinhado que se trata de um programa que dinamiza o consumo e facilita o investimento para a criação de postos de trabalho.
O autarca referiu que “estas iniciativas só fazem sentido com a adesão dos comerciantes, mobilizando toda a cidade em torno de um dinamismo que queremos implementar”.
Fazendo referência ao atual período de retorno económico e ao movimento crescente de turistas na cidade, o presidente da autarquia do Funchal voltou a pedir aos empresários para repensar os horários de funcionamento do comércio aos fins de semana, por forma a trazer mais vida à cidade e mais ganhos aos empresários, lembrando que a autarquia concede uma majoração financeira para quem abrir o comércio no sábado ou no domingo.