Habitação: Funchal atribui 80 mil euros de ajuda a 50 famílias carenciadas
O apoio à ASA foi reativado, 10 anos depois, pelo atual executivo de Pedro Calado
Ao abrigo do projeto ‘+ Habitação’, a Câmara Municipal do Funchal procedeu ontem à entrega de um apoio financeiro a 50 famílias para aquisição de materiais de construção e/ou equipamentos, no valor total de 80 mil euros. O projeto, desenvolvido pela ASA-Associação de Desenvolvimento de Santo António, teve o apoio da autarquia do Funchal no montante global de 225 mil euros, tendo por objetivo ajudar famílias carenciadas na recuperação das suas habitações.
No decorrer da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, esclareceu que este “apoio social” é dado a famílias que, efetivamente, precisam. “Nós só apoiamos famílias que trabalham e justifiquem este apoio, nós não apoiamos pessoas que não querem trabalhar”, afirmou, assumindo, por outro lado, o compromisso, caso se justifique, duplicar, no próximo ano, o apoio à ASA, para ajudar mais famílias carenciadas.
As 50 famílias apoiadas são residentes nas freguesias do Monte, Imaculado Coração de Maria, Santa Maria Maior, Santo António, São Martinho, São Pedro, São Roque e Sé.
Além destes apoios no melhoramento das condições de habitabilidade, o presidente da CMF lembrou outros apoios municipais que são atribuídos a famílias em situação económica difícil, nomeadamente o apoio à natalidade, creches, manuais escolares, medicamentos, bolsas de estudo, subsidio ao arrendamento, entre outros.
O presidente da ASA, Marcelo Gouveia, agradeceu a abertura e disponibilidade do atual executivo em reativar o apoio à ASA, depois de estar 10 anos sem qualquer ajuda do anterior executivo da coligação ‘Confiança’. Uma situação também assinalada por Pedro Calado: “Infelizmente depois de 2013, não houve apoio, mas 10 anos depois voltamos a apoiar as famílias carenciadas”, salientou.