Helena Leal realça compromisso do Funchal com as políticas de longevidade
Está a decorrer, no Auditório da Reitoria da UMa, a iniciativa “Partilha de Saberes: Viver e Cuidar com Alzheimer”, organizada pela garouta do calhau – Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal e que visa alertar e sensibilizar para a situação de quem vive com esta doença.
Recorde-se que a garouta do calhau tem, presentemente, dois centros de dias, os “Lugar de Memórias” especificamente vocacionados para cuidar de pessoas nesta situação, em concreto 30 e que empregam 20 funcionários.
Na sessão de abertura, a vereadora Helena Leal, que detém, entre outros pelouros, a Saúde e as Políticas de Longevidade, realçou «o espírito de missão» dos funcionários dos dois centros de dia em questão, bem como a importância do debate e troca de ideias sobre o Alzheimer, no sentido de promover a colaboração de todos de forma a promover e concretizar uma cidade mais inclusiva.
Helena Leal apontou ainda que a filosofia do Funchal é o «trabalho», no sentido de dar respostas e soluções aos problemas das pessoas, salientando a articulação e parcerias que a CMF pratica com outras entidades públicas e privadas para este efeito, já que um dos objectivos subjacentes ao aumento da longevidade é também a promoção da qualidade de vida.
Nesse sentido e articulando estas ideias com as medidas municipais, que se enquadram nas políticas de longevidade e visam prevenir e retardar o aparecimento de maleitas, relembrou as estruturas existentes no Município do Funchal, mormente os centros comunitários, os ginásios municipais e a Universidade Sénior do Funchal cujas práticas e acções, sempre «humanizadas», procuram isso mesmo.
A autarca concluiu reafirmando o compromisso da CMF em continuar este «caminho» por ser o da integração e de construção de uma cidade mais inclusiva.