I Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo no CCIF
A Câmara Municipal do Funchal promove nos próximos dias 28 e 29 de maio, o I Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo – CIMPE Funchal, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, em parceria com a Universidade Aberta.
Este Congresso que conta já com 232 inscrições, irá ser disponibilizado em formato híbrido. Marcam presença no Congresso 11 municípios portugueses e 1 brasileiro, para partilharem as suas partilharem as suas opções e estratégias neste âmbito. O Congresso conta também com a presença de Laércio Oliveira, senador por Sergipe, Brasil.
Helena Leal, Vereadora com o Pelouro da Educação, sublinhou que este foi um programa construído com base nas opções estratégicas que o Município do Funchal tem delineado neste âmbito. Por esse motivo, são abordadas questões importantes como a educação para o empreendedorismo, o empreendedorismo social, empresarial e digital.
De facto, o executivo da Câmara Municipal do Funchal está convicto que “a cidade apresenta elementos importantes para uma educação integral: é um sistema complexo e, ao mesmo tempo, um agente educativo permanente, plural e poliédrico, capaz de potencializar os fatores educativos e de transformação social” (Carta de Princípios das cidades educadoras). E é esta convicção que nos levou a delinear uma estratégia municipal que promova o empreendedorismo e as competências empreendedoras, para todos, ao longo de todo o ciclo vital e considerando as necessidades e especificidades de cada um em cada momento da sua vida.
Esta é uma estratégia construída diariamente com os parceiros da área educativa e social. O contributo das comunidades educativas, das associações, das IPSS e articulação com entidades governativas regionais são fundamentais para a construção de soluções inovadoras que intervenham nos problemas sociais. Por isso, realizaremos esta caminhada de forma coletiva, participada e integrada, no sentido de uma cidade cada vez mais saudável e sustentável, desenvolvida e inclusiva, mas acima de tudo humanizada.
Este Congresso é a materialização de uma aposta forte e transversal a várias áreas de intervenção do Município, como a Educação, o Social, a Habitação Social e a Economia. O CIMPE Funchal visa promover a criatividade e o empreendedorismo através da discussão de práticas, experiências e metodologias inovadoras e incentivar o desenvolvimento social e económico local através do apoio a startups, pequenas empresas e organizações sociais bem como através do envolvimento comunitário na procura de soluções inovadoras para os problemas sociais.
Haverá lugar ainda para sessões de comunicação livre para investigadores exporem os resultados relacionados com a promoção do empreendedorismo, para apresentações das turmas escolares onde demonstrarão o trabalho desenvolvido durante o ano letivo no contexto do Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (PEEC), incluindo apresentações teatrais, vídeos e músicas.
A par destas ações, estará patente nos dias do Congresso uma mostra de empreendedorismo e inovação local, com as componentes do empreendedorismo social, empreendedorismo empresarial e empreendedorismo digital bem como uma exposição sobre o Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania do Funchal, onde serão expostos os trabalhos das escolas que participam no projeto.
As inscrições estão abertas até ao dia 17 de maio e podem ser submetidas através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/UQom21FATMBP2ZZq9