II Sarau Cultural Chronos na Francisco Franco
Começou ontem, decorrendo também hoje o II Sarau Cultural Chronos. Uma organização da Escola Secundária Francisco Franco, que contou com o apoio da CMF, no âmbito do apoio ao associativismo concedido a Associação de Estudantes Francisco Franco, que este ano, se foca na Diáspora Madeirense.
Ontem o arranque foi dado com uma mesa-redonda para conversas cruzadas sob o tema “Madeira Além-Mar: Raízes e Histórias” e que pretende celebrar a diáspora madeirense, que ocupa um lugar central na história regional, apresentando testemunhas da coragem e resiliência daqueles que partiram em busca de um melhor futuro, salientando a cultura, como amalgama entre as populações, que permitiu a partilha dos elementos que moldaram os nossos povoados e tradições além-mar.
Foram convidados para fazer parte da mesa-redonda Ana Bracamonte, vereadora da CMF, Rui Abreu, Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Anacleto Teixeira, empresário e emigrante e o Rui Mendonça, professor e investigador da Escola Secundária Francisco Franco.
Este debate teve o propósito de discutir e apresentar aos alunos o impacto da diáspora na cultura madeirense, sublinhando a resiliência e coragem dos emigrantes que levaram a essência da ilha para novos horizontes, abordando o desafio do presente e do futuro dos movimentos migratório na região.
Refira-se ainda a palestra proferida por Lígia Rubina, sobre “O Vinho Madeira: O Embaixador” em que se realçou a importância histórica e cultural do vinho Madeira.