Instalação de plataforma elevatória permite mais autonomia
Pedro Calado agradece o apoio de diversas entidades para que este trabalho social seja possível
“Muito obrigada, já saio de casa sozinha sem ajuda de ninguém”. Estas foram as palavras de agradecimento de uma senhora com mobilidade reduzida, dirigidas aos presidentes da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, e da Junta de Freguesia de Santo António, Ilídio Castro, durante a visita à sua habitação.
Num trabalho conjunto com diversas entidades foi possível criar condições com vista à instalação de um elevador para cadeira de rodas elétrica.
A senhora a quem foi amputada uma perna está confinada a uma cadeira de rodas e dependia do marido para poder sair de casa, devido às escadas da habitação onde reside, num impasse, na Avenida das Madalenas. Para sair de casa era transportada ao colo ou de canadianas, mas com o apoio do marido. “A dificuldade era muito grande”, desabafou.
Com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, da Junta de Freguesia, da Associação de Desenvolvimento (ASA) e da Segurança Social, o acesso à rua está agora facilitado através de uma plataforma elevatória.
Pedro Calado agradece a ajuda das diversas entidades e desafia as empresas privadas a juntarem-se à CMF e à Junta de Freguesia, para que seja possível fazer mais e dar a outras tantas pessoas com deficiência motora, mais qualidade de vida.
“Estou comprometido em ajudar as pessoas”, afirmou, sublinhando “que este compromisso assumido no início do mandato é para honrar até ao fim, mas precisamos também que empresas privadas e particulares nos ajudem a replicar este exemplo, podendo usar o beneficio da lei do mecenato para tal, sendo atribuídos benefícios fiscais para quem puder ajudar socialmente”.
Foram efetuadas pequenas obras de adaptação na moradia, como no beco de acesso à casa garantindo outra comodidade e melhor mobilidade.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, que se fez acompanhar do vereador com a tutela das Obras Públicas, Bruno Pereira, visitou a casa para se inteirar das novas condições de habitabilidade adaptadas à sua condição física, bem como o funcionamento da plataforma elevatória. “Saímos daqui muito satisfeitos com mais esta obra social concretizada”, referiu Pedro Calado.