Investimento no Mercado dos Lavradores melhora condições dos comerciantes e dos eventos no Terraço
A Câmara Municipal do Funchal está a investir na melhoria e na dinamização do Terraço do Mercado dos Lavradores, um espaço que pretende atrair novos eventos e que nunca foi motivo de melhorias ou investimento no passado.
No seguimento das alterações anunciadas na passada semana, que davam conta da mudança da localização das feiras temáticas do piso central para o Terraço do Mercado dos Lavradores, a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal explica que «esta aposta em pequenas melhorias do espaço, visam torná-lo mais aprazível para os comerciantes», mas também «para os participantes dos eventos e para os visitantes».
Cristina Pedra relembra a «importância» que a actual vereação dá ao Mercado dos Lavradores, nomeadamente no que se refere à «valorização patrimonial, à melhoria das condições, à dinamização» e que, nesse sentido, «ainda este ano serão realizadas obras superiores a 400 mil euros», como, aliás, sublinha, foi tornado público pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal aquando do 81º aniversário do Mercado, assinalado no final do ano passado.
Sobre estas últimas melhorias, reforça que «mostram o compromisso que a autarquia estabeleceu com os comerciantes, que visa a modernização, inovação e potencialização do Mercado dos Lavradores com vista ao seu crescimento social e económico».
Assim sendo, para o Terraço do Mercado dos Lavradores, será adquirida e utilizada uma cortina de luz, com cerca de 19 metros.
Esta cortina de luz vai permitir o reforço da iluminação de toda esta área, tornando o espaço mais acolhedor, realçando a beleza do mesmo e contribuindo para uma identidade singular dos eventos.
Além disto, os eventos a realizar no Terraço do Mercado dos Lavradores vão ter sempre novas decorações, que serão devidamente adequadas a cada tema e época. Ressalve-se que «há a preocupação de envolver os comerciantes neste modelo de gestão dos Mercados Municipais», sendo disso exemplo as iniciativas dinamizadas como as feiras temáticas que têm sido ornamentadas com as flores cedidas por um dos comerciantes.
Para além deste investimento, a CMF vai adquirir materiais de proteção solar para o Mercado dos Lavradores. Estes serão colocados no último piso do edifício e visam colmatar a ausência de toldos em áreas estratégicas. Esta aquisição visa dar resposta às observações feitas pelos comerciantes e pelos participantes das feiras temáticas, que apontam para a forte incidência solar nos seus produtos, podendo comprometer a qualidade dos mesmos.
Será também colocado um pequeno toldo junto ao Posto de Turismo para evitar incidência solar sobre os hortofrutícolas ali perto à venda, uma preocupação antiga que fica agora resolvida.
Estes pequenos, mas necessários, investimentos nos Mercados Municipais, já que também têm sido feitos no Mercado da Penteada, enquadram-se na «estratégia da Câmara Municipal do Funchal de proporcionar melhores condições a todos os comerciantes e também aos funcionários municipais destes espaços através da constante valorização do comércio local, da dinamização da oferta comercial e da promoção de eventos que despertem interesse pelos mercados, conclui a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal.