Ligação dos esgotos à rede pública em Santo António concretizada no próximo ano
O presidente da Câmara Municipal do Funchal visitou ontem as obras da Estação Elevatória dos Socorridos e da Praia Formosa, com o objectivo de exigir soluções rápidas para fazer a ligação dos esgotos das casas particulares à rede pública, nomeadamente na freguesia de Santo António.
No sítio das Preces e parte do sítio do Cardo, em Santa Quitéria, na freguesia de Santo António, várias famílias reclamam por obras de saneamento básico. Nestes locais existem muitas moradias com fossas sépticas e descargas de esgotos a céu aberto. Um atentado contra o ambiente e a saúde pública que a anterior vereação não resolveu.
Estes problemas foram já identificados por Pedro Calado, tendo assumido o compromisso com as populações de resolver a situação e repor o que estava previsto.
Em 2013, a autarquia do PSD, liderada por Miguel Albuquerque realizou obras para que a ligação fosse feita à rede: “a obra já estava a ser feita por nós nessa altura em que tínhamos a gestão da autarquia. E o que assumimos é que vamos fazer a ligação dos esgotos à rede, permitindo beneficiar mais de 250 famílias», garantiu.
Pedro Calado referiu que «a obra esteve parada durante algum tempo, mas durante esta visita de trabalho, falamos com os empreiteiros e demos indicações para que haja urgência no avanço e conclusão da obra, para começarmos a fazer a ligação dos esgotos à rede pública».
«É uma situação que está a prejudicar centenas de famílias em Santo António», reafirmou, sublinhando, que a autarquia está neste momento a fazer todo o acompanhamento e fazer tudo para que a obra fique concluída no próximo ano.
Aproveitando a visita à freguesia de Santo António, o presidente da CMF, acompanhado dos vereadores Bruno Pereira e Nádia Coelho e ainda do presidente da Junta ,Ilídio Castro, voltou a visitar um homem com 55 anos de idade que se encontra acamado na sua residência, de onde só consegue sair e entrar em casa com o apoio dos Bombeiros. Pedro Calado reafirmou o compromisso da autarquia tentar encontrar uma solução que permita uma melhor mobilidade e acessibilidade à sua casa.