‘Madeira Street Arts’ já dinamiza as ruas da cidade
Funchal reforçou o apoio financeiro ao evento que já vai na 5ª edição
Com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, começou hoje a 5ª edição do ‘Madeira Street Arts’ promovido pela Associação Cultural Furabardos, com a direção artística de Rúben Silva.
A autarquia do Funchal associou-se, desde a primeira edição, ao evento, aumentando gradualmente o apoio financeiro no âmbito dos Apoios ao Associativismo e Atividades de Interesse Municipal. Este ano, o valor atribuído foi o mais elevado, de 9.000 euros, um aumento de 12% face ao ano anterior.
Na abertura do evento, único Festival de Artes de Rua na Madeira, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, destacou a “qualidade” deste tipo de atividades artísticas, enaltecendo igualmente o “valor” dos artistas nos projetos culturais que têm sido dinamizados na região, e, em particular, na cidade do Funchal.
Pedro Calado reafirmou aposta do atual executivo na formação artística de uma nova geração, o que permite que “os nossos jovens” possam hoje viver das artes sem sair da região, um esforço que é feito em conjunto com a Secretaria Regional do Turismo e Cultura. “Esta dinâmica cultural que não começou agora, apresenta muitos e bons resultados. É uma aposta ganha”, advogou o autarca.
Anunciou ainda que o Município do Funchal vai reforçar, no próximo ano, o apoio financeiro à realização do ‘Madeira Street Arts’, por considerar que este tipo de eventos é uma forma de integração da comunidade e de aproximação aos artistas que saem das salas de espetáculo para a rua, apresentando novas práticas artísticas, sendo muito aplaudidos pelo público.
No total, serão 125 artistas regionais, nacionais e oriundos de vários países como Itália, Chile, Espanha e Alemanha que darão forma a 25 espetáculos cujas performances vão colorir várias artérias como a Praça do Povo, Rua Fernão de Ornelas, Avenida Arriaga, Largo da Restauração, Sé e Mercado dos Lavradores.
A 5ª edição do Madeira Street iniciou-se com a atividade artística dos WonderWalks, que surpreenderam o público, com centenas e centenas de bolas de são entre a Avenida Arriaga e o Mercado dos Lavradores, com centenas e centenas de bolas de sabão. O ‘Madeira Street Arts’ termina no Domingo no Município da Calheta.